Site Autárquico de Vila do Bispo

História do Mês - fevereiro

De 04 a 30 de abril de 2017

A ‘História do Mês consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo iniciada em janeiro de 2015 onde, mensalmente, se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, valorização e partilha de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural. Em 2017 o Município de Vila do Bispo candidata 3 das suas Aldeias ao concurso nacional 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL® | ALDEIAS, uma iniciativa que pretende mostrar um Portugal que inspira, um Portugal que se renovou, que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.

 

 

A História dos Meses de fevereiromarço e abril são assim dedicadas as estas 3 candidaturas, ou seja, a 3 das nossas Aldeias:

 

VALE DE BOI, uma Aldeia com 33 Mil Anos de (Pré-)História 

(categoria "Aldeias com História/Monumento")

 

SALEMA, uma Aldeia entre o Mediterrâneo e o Atlântico

(categoria "Aldeias de Mar")

 

PEDRALVA, uma Aldeia no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

(categoria "Aldeias em Áreas Protegidas”)

 

ALDEIAS COM HISTÓRIA

Serão consideradas as aldeias cuja história tenha desempenhado um papel determinante no desenvolvimento e na afirmação da aldeia no contexto da região onde se insere, mas também no contexto nacional, na afirmação da portugalidade e na construção das linhas de fronteira.

 

ALDEIA DE VALE DE BOI

 

Vale de Boi, uma aldeia com 33 mil anos de (Pré-)História!

Junto ao extremo sudoeste da Europa e integrada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no atual concelho de Vila do Bispo (Algarve), existe uma pequena aldeia de remota vocação rural e conservada arquitetura tradicional.

Vale de Boi reserva uma longínqua e admirável História, única e fascinante, um segredo recentemente descoberto que, extraordinariamente, afirma esta aldeia como a mais antiga povoação do sul peninsular.

Materializado pela pesquisa arqueológica, promovida pela Universidade do Algarve ao longo dos últimos 20 anos, o seu passado humano recua pelo menos há 33.000 anos, ao tempo das remotas comunidades de caçadores-recoletores paleolíticos.

Num abrigo rochoso dominante sobre a atual aldeia, foi identificada a mais extensa e significativa jazida paleolítica conhecida em todo o sul peninsular. A investigação deste arqueossítio desvendou uma contínua presença humana, entre o Paleolítico e a Revolução Neolítica, distinguindo traços culturais de grupos de Homens-Neandertais que partilharam o sítio com as primeiras comunidades de Homo sapiens, vestígios capitais para o entendimento da evolução genética da própria espécie humana. No todo, uma importantíssima herança civilizacional à guarda das gentes que hoje habitam a Aldeia de Vale de Boi.

 

 

 

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos