Site Autarquico de Vila do Bispo

Início |segunda-feira, 24 de abril de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
> Home > Agenda
Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Iniciativas

Planos Municipaisfestival de Observação de AvesComissão de Proteção de Crianças e JovensVila do Bispo Arqueológica | Terra de DescobertasProteção CivilApresentação do Programa Polis Litoral Sodoeste Vila do BispoSistema de Gestão da QualidadeDescubriter

História do Mês - março

De 04 a 30 de abril

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Agenda/2017/Abril/Hist%C3%B3ria%20do%20M%C3%AAs%20-%20mar%C3%A7o%202017.JPG

A ‘História do Mês consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo iniciada em janeiro de 2015 onde, mensalmente, se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, valorização e partilha de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural.

Em 2017 o Município de Vila do Bispo candidata 3 das suas Aldeias ao concurso nacional 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL® | ALDEIAS, uma iniciativa que pretende mostrar um Portugal que inspira, um Portugal que se renovou, que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.

 

 

A História dos Meses de fevereiromarço e abril são assim dedicadas as estas 3 candidaturas, ou seja, a 3 das nossas Aldeias:

 

VALE DE BOI, uma Aldeia com 33 Mil Anos de (Pré-)História 

(categoria "Aldeias com História/Monumento")

 

SALEMA, uma Aldeia entre o Mediterrâneo e o Atlântico

(categoria "Aldeias de Mar")

 

PEDRALVA, uma Aldeia no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

(categoria "Aldeias em Áreas Protegidas”)

 

ALDEIAS DE MAR

São as aldeias localizadas ao longo da costa e cuja identidade reflete a atividade económica dominante ligada às artes da pesca ou ao lazer proporcionado pela sua proximidade às praias.

 

ALDEIA DA SALEMA

 

“À vista” de Sagres e do Cabo de São Vicente, a Aldeia da Salema (Vila do Bispo, Algarve) localiza-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, numa área que se apresenta hoje como um genuíno santuário natural no extremo sudoeste da Europa.

Como indica o próprio topónimo, “Salema” é uma aldeia piscatória que envolve a praia com o mesmo nome, considerada pelo jornal The Guardian como “Uma das 50 melhores praias do mundo” e pela revista Travel & Leisure como “uma das praias secretas mais belas do mundo”.

Em termos balneares, a praia da Salema ostenta os certificados Bandeira Azul, Praia Acessível a Todos e Qualidade de Ouro.

O seu passado geológico remonta a cerca de 145 milhões de anos. Na praia é possível observar verdadeiros tesouros paleontológicos: pistas de artrópodes e pegadas de dinossauros iguanodontídeos e terópodes.

O seu passado humano recua a uma Pré-história com pelo menos 8 mil anos, como indicam os vestígios arqueológicos identificados na envolvente da aldeia. Também os romanos deixaram significativos testemunhos da preferência pela área.

Preservando um singular e diversificado Património Natural, Cultural e Paisagístico, a Aldeia da Salema apresenta-se como uma autêntica preciosidade entre o Mediterrâneo e o Atlântico.

 

 

Portal do Munícipe

Newsletter

Multimédia