Site Autarquico de Vila do Bispo

Início |segunda-feira, 24 de abril de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
> Home > Agenda

História do Mês - abril

De 04 a 30 de abril

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Agenda/2017/Abril/Hist%C3%B3ria%20do%20M%C3%AAs%20-%20abril%202017.JPG

A ‘História do Mês consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo iniciada em janeiro de 2015 onde, mensalmente, se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, valorização e partilha de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural.

Em 2017 o Município de Vila do Bispo candidata 3 das suas Aldeias ao concurso nacional 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL® | ALDEIAS, uma iniciativa que pretende mostrar um Portugal que inspira, um Portugal que se renovou, que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.

A História dos Meses de fevereiromarço e abril são assim dedicadas as estas 3 candidaturas, ou seja, a 3 das nossas Aldeias:

VALE DE BOI, uma Aldeia com 33 Mil Anos de (Pré-)História

(categoria "Aldeias com História/Monumento")

SALEMA, uma Aldeia entre o Mediterrâneo e o Atlântico

(categoria "Aldeias de Mar")

PEDRALVA, uma Aldeia no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

(categoria "Aldeias em Áreas Protegidas”)

ALDEIAS EM ÁREAS PROTEGIDAS

As Áreas Protegidas são territórios delimitados e geridos com o objetivo de conservar o seu património natural, que inclui elementos ecológicos, históricos, geológicos e culturais. As Áreas Protegidas estão delimitadas pelo ICNF.

ALDEIA DA PEDRALVA

Localizada em Vila do Bispo, isolada no seio do admirável santuário natural instituído pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, à guarda do mítico Cabo Sagrado, no extremo sudoeste da Europa, existe uma antiga aldeia rural que hoje se apresenta como um paradigmático caso de sobrevivência promovida pela recuperação das suas tradicionais arquiteturas.

Trata-se de uma povoação com uma remota origem pré-histórica, testemunhada pelo próprio topónimo “Pedralva”, os seja “pedra alva”, uma clara referência a um passado megalítico de menires de pedra branca que ali monumentalizaram as paisagens há cerca de 6000 anos.

A Pedralva chegou a reunir mais de 100 habitantes. Porém, nos últimos 30 anos assistiu a um dramático processo de abandono. Em 2006, conservava somente 9 habitantes e um conjunto de 50 casas em estado de ruína.

Entre 2006 e 2010 foi desencadeado um projeto de reabilitação desta aldeia, partilhado entre o Município de Vila do Bispo e a empresa Aldeia da Pedralva, com vista à sua valorização e sustentável exploração turística.

A empresa adquiriu e recuperou um conjunto de 30 casas, conservando arquiteturas e recorrendo a tradicionais materiais construtivos, enquanto a Autarquia garantiu as necessárias infraestruturas urbanísticas, renovando-se a aldeia para uma nova vida.

Portal do Munícipe