Site Autárquico de Vila do Bispo

Ação de Fiscalização ao Património Arqueológico de Vila do Bispo

20/10/2016

No dia 18 de outubro o concelho de Vila do Bispo recebeu uma ação de fiscalização conjunta no seu património arqueológico, histórico, arquitetónico e etnográfico que contou com o apoio da Câmara Municipal. Tratou-se de uma iniciativa inédita a nível nacional no âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e o Comando Territorial de Faro do SEPNA-GNR (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR) para a “Proteção do Património Cultural Imóvel do Algarve”.

Em Vila do Bispo esta ação contou com a presença de vários militares onde lhes foram transmitidos alguns conteúdos, nomeadamente as diferentes tipologias de património arqueológico, histórico e etnográfico, as respetivas formas de proteção legal (classificação, inventariação e zonas de proteção) e os associados riscos de dano.

A iniciativa contou ainda com uma visita guiada ao terreno, onde os participantes ficaram a conhecer uma série de referências locais relativas ao património cultural, assim como as problemáticas associadas, designadamente exemplos de sítios expostos a atividades ilegais de detetorismo de metais, roubo de materiais arqueológicos, caravanismo e campismo selvagem.

Esta fiscalização seguiu uma sequência cronológica entre a Pré-história e a contemporaneidade etnográfica, passando por diversas realidades patrimoniais como os menires da Pedra Escorregadia, o sítio da Idade do Ferro localizado no Cerro do Castelo (Boca do Rio, Budens), a villa e a necrópole romana da Boca do Rio/Lomba das Pias, o forte setecentista de São Luís de Almádena e o edifício pombalino da armação de pesca da Boca do Rio.

A próxima fase inclui módulos de formação teórica para militares do SEPNA e ações locais entre os arqueólogos municipais e os postos territoriais da GNR.

 

Mais informação em: http://vila-do-bispo-arqueologica.blogspot.pt/

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos