Teatro e Gastronomia no Centro Cultural de Vila do Bispo

23 de fevereiro 2018

O Centro Cultural de Vila do Bispo acolhe no dia 4 de março, às 18h00, a peça «Cataplay», um espetáculo que junta teatro e gastronomia.

Esta peça de teatro junta em palco os atores Tânia Silva e Mário Spencer; e o mais emblemático utensílio da gastronomia regional: a cataplana.

O cataPlay não é apenas uma peça de teatro, pois conjuga outras artes como é o caso da música e da dança. A gastronomia surge no final da apresentação, onde o público é convidado a degustar uma receita de cataplana confecionada, na hora, pela equipa da Tertúlia Algarvia, acompanhada por vinho da região.

A ideia deste espetáculo partiu de Tânia Silva que nos conta a história de um chefe de cozinha árabe e de uma cozinheira marafada que disputam entre si a melhor receita de cataplana, ao mesmo tempo que abordam com humor as preocupações do dia-a-dia.

A discórdia entre os dois personagens representa «a concorrência que se vive nas cozinhas profissionais, entre Chefs e cozinheiros, entre homens e mulheres» e, ao mesmo tempo, «o choque de culturas», em concreto entre a cultura árabe, que se supõe que esteja na origem da criação da cataplana, e a cultura algarvia.

As influências que o Algarve recebeu de outras paragens estão também presentes através da música criada propositadamente para este espetáculo por Mário Spencer, o qual foi buscar sonoridades à África Ocidental, terra de onde vem, embora ele faça «questão de dizer que sou algarvio».

À exceção de Mário Spencer, que se considera algarvio por adoção, toda a equipa que criou o cataPlay é natural do Algarve: a intérprete Tânia Silva, o encenador João de Brito, o figurinista Filipe Correia, a autora do texto Joana Guita e os técnicos.

Promovido pela Tertúlia Algarvia com financiamento do Programa 365 Algarve, conta com os apoios de: A Fera; Mário Spencer Entertainment; ETIC Algarve, municípios de Faro, Loulé, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, RUA FM, jornal Barlavento, Sul Informação, ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, Teatro Municipal de Faro e IPDJ de Faro.

A sessão é falada em português e legendada em inglês.

BILHETES

Normal (mais de 13 anos): 10,00 €

Júnior (dos 6 aos 12 anos), Estudante e Sénior (65 anos ou mais): 7,00€

Família (2 Adultos + 1 ou 2 Juniores): 25,00€

Pacote 10 Bilhetes Normal: 80,00€

Os bilhetes para o espetáculo já se encontram à venda na BOL da Tertúlia Algarvia, neste link:

e no Centro Cultural no dia do espetáculo.