Câmara de Vila do Bispo aprovou Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2015

29 de outubro 2014

A Câmara Municipal de Vila do Bispo aprovou, em reunião do Executivo de 28 de outubro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2015 no valor global de € 17.000.000,00. Deste valor, € 6.609.682,00 corresponde às despesas de capital, que traduzem o valor de investimento da autarquia para o próximo ano e seguintes.

Daquele valor global, € 13.085.781,00 correspondem às receitas correntes e € 3.914.219,00 às receitas de capital. Ao nível da despesa, esta está repartida em € 10.390.318,00 de despesas correntes e € 6.609.682,00 de despesa de capital, o que resulta na transferência de € 2.695.463,00 do montante previsto arrecadar em receitas correntes para despesas de capital (investimento).

Refira-se que as opções políticas para o próximo ano que se traduzirão em obra, consistem essencialmente nas grandes opções que os Munícipes expressaram no decorrer das sessões do orçamento participativo que se realizaram no corrente mês, bem como das reuniões de trabalho realizadas com os quatro presidentes de Junta de Freguesia.

Neste âmbito, para a freguesia de Vila do Bispo e Raposeira o documento contempla a recuperação do edifício dos Celeiros, a elaboração do projeto de reabilitação da Praça da República e ainda a construção do loteamento municipal do Castelejo com a criação de cerca de 24 lotes e respetivos arruamentos na sede do concelho. Na aldeia da Pedralva será construído um sistema próprio de abastecimento de água e na Raposeira proceder-se-á à recuperação e adaptação da Escola Primária num núcleo museológico, estando ainda previsto, a beneficiação do respetivo espaço exterior. Na localidade das Hortas do Tabual será construído um novo reservatório de água.

Quanto às prioridades para a freguesia de Barão de São Miguel o plano prevê a intervenção na Ribeira daquela localidade, a construção da rede de saneamento e de abastecimento de água no loteamento Rui Vaz, bem como, a pavimentação do respetivo espaço.

Também na freguesia de Sagres estão previstas várias intervenções, nomeadamente no Mercado Municipal e a construção e ampliação da sede do Clube Recreativo de Sagres. A execução do projeto da requalificação do Centro de Sagres é outra das ações incluídas no Plano de Atividades e Orçamento para 2015.

A requalificação das ruas Areias de Cima, da Residência e 25 de Abril, bem como, a envolvente da Praça da República são as ações a executar na freguesia de Budens.

O Orçamento para 2015 evidência, também, a política seguida nos últimos cinco anos ao nível dos apoios sociais aos munícipes mais carenciados e assim continuar-se-á a dar uma particular atenção ao atendimento a situações emergentes de carência social e económica, designadamente os apoios para medicamentos, para a renda da habitação, para a natalidade e para apoio ao ensino (bolsas de estudo e de investigação), entre muitos outros apoios a conceder.

Em suma, o Orçamento Municipal para 2015 procura manter o equilíbrio e a sustentabilidade financeira da Autarquia conseguida nos últimos anos e, simultaneamente, contempla medidas de contenção e de investimento garantindo desta forma, o desenvolvimento do concelho e o bem-estar da população, sem que sejam assumidas responsabilidades que possam comprometer negativamente as gerências futuras. As decisões tomadas e que estão refletidas no Orçamento e nas Grandes Opções do Plano assentam no princípio do adequado e necessário suporte financeiro, pilar base da construção de uma sólida e sustentável gestão autárquica.

O documento será, agora, sujeito a aprovação da Assembleia Municipal.