Apresentação do Guia “200 Plantas do SW Alentejano&Costa Vicentina”

16/01/2015

“200 Plantas do SW Alentejano&Costa Vicentina” é o nome do 1º Guia de Flora para o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que vai ser apresentado ao público, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Vila do Bispo.

É o primeiro Guia de flora para esta zona portuguesa e pretende ser uma obra de introdução à flora do Sudoeste Português, dirigida ao público em geral, onde apresenta 200 das cerca de 1000 plantas existentes na costa sudoeste.

Trata-se de uma edição bilingue – Português e Inglês – e é constituída por fichas com a fotografia de cada planta, o nome científico da espécie, a família botânica, os nomes comuns em português e inglês e uma breve descrição. Inclui ainda uma legenda onde é dada informação sobre a altura da planta, o período de floração, o ciclo vegetativo, o habitat e o estatuto de proteção. As fichas estão organizadas pela cor da flor, facilitando a identificação no terreno.

O projeto de criação do Guia das “200 Plantas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina” surgiu do sentimento de uma lacuna no que respeita à oferta de publicações de vulgarização representativas da flora deste território, capazes de auxiliar os profissionais de turismo, animação e educação ambiental e favorecer a aproximação dos habitantes às zonas naturais.

É uma obra da autoria de Ana Luísa Simões e Ana Carla Cabrita que, ao longo dos últimos 2 anos, se dedicaram a fotografar, investigar e compilar toda a informação relativa às plantas apresentadas na obra. Contou com a colaboração do Prof. José Rosa Pinto, da Universidade do Algarve, e teve apoio à edição por parte da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Ana Carla Cabrita, natural de Sagres, é Guia de Natureza na Costa Vicentina e colabora pontualmente em projetos de cariz ambiental. Ana Luísa Simões, natural do Porto e a viver em Odemira, tem trabalhado, nos últimos anos, na área da Animação e Educação Ambiental em áreas protegidas de França, onde aprofundou os seus conhecimentos sobre a flora mediterrânica.

O Guia será apresentado publicamente na FNAC de Faro e da Guia, nos dias 24 e 25 de janeiro respetivamente às 16h00, onde irá estar à venda. O livro pode ainda ser adquirido na Livraria “Ria Formosa” em Lagos ou através de contacto para o email 200plantassw@gmail.com

A Costa sudoeste é uma das últimas e mais importantes extensões de litoral selvagem do sul da Europa. A imensa riqueza, florística e faunística, da região foi reconhecida com a criação do estatuto de Parque Natural, a nível nacional e a nível europeu, com a inclusão na Lista de Sítios de Importância Comunitária, como Zona Especial de Conservação. Esta imagem de uma zona natural pouco alterada e surpreendentemente bem preservada tem levado ao aumento do número de visitantes com interesse pelo turismo de natureza.

Alguns dos mais importantes endemismos têm na Costa Sudoeste a sua área de distribuição mundial, sendo mesmo exclusivos desta zona portuguesa. A espécie Diplotaxis siifolia subsp. vicentina, endemismo de Portugal continental com estatuto de proteção, é considerada geográfica e demograficamente rara sendo no Cabo de São Vicente, em Sagres, que se encontra a sub-população com maior número de indivíduos. As restantes sub-populações apresentam menos de 25 indivíduos e encontram-se em núcleos bastante afastados entre si.

A divulgação dos valores naturais torna-se fundamental para que o património natural seja respeitado de forma a salvaguardar a sua riqueza natural. Entre as principais ameaças causadoras de fenómenos de rarefação de várias espécies encontra-se o pisoteio, a expansão urbano-turística, extrações ilegais de areias, entre outras.