Passeio pedestre entre Vila do Bispo e Sagres

04/05/2015

Passeio pedestre entre Vila do Bispo e Sagres

No passado sábado, dia 2 de maio, Vila do Bispo proporcionou, ao Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza, um passeio pedestre entre os menires de Vila do Bispo, a Reserva Biogenética do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e as arrebatadoras paisagens geológicas do Martinhal (Sagres).

Ao longo de um percurso de cerca de 10 km, os 28 participantes, provenientes de Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Portimão, Faro e Lisboa  tiveram a oportunidade de contactar com um diversificado complexo paisagístico (natural e cultural) de inegável beleza e pleno de singularidades locais. As paisagens visitadas foram partilhadas por diferentes mas complementares perspetivas: Natureza (fauna e flora), Geologia, Arqueologia, História e Etnografia.

O grupo organizado por Elizabete Rodrigues, do Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza, foi guiado por Ricardo Soares (arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo), Carla Cabrita (guia de natureza) e Beatriz Oliveira (investigadora da Geologia e Paleontologia locais).

A aventura teve início no trilho megalítico da Pedra Escorregadia, passando ao Monte dos Amantes e subindo ao Cerro do Camacho, área onde foram transmitidas diversas informações acerca do exemplar património menírico ali presente. Com Sagres no horizonte, contornando a Alcaria do Melão, o grupo seguiu na direção do Monte Peniche. Pelo caminho foram diversos os apontamentos de ordem natural (flora e fauna) transmitidos por Carla Cabrita. Já sobre o mar, nas arribas entre a Ponta dos Caminhos e a Praia dos Rebolinhos, Beatriz Oliveira descreveu aquelas interessantes paisagens numa perspetiva geológica. Descendo à Praia dos Rebolinhos, os exploradores cruzaram a Ribeira da Torre, sem antes se refrescarem no azul-turquesa daquele mar, sempre com os seus ilhotes cenicamente fotogénicos. Por fim, a Praia do Martinhal e o complexo oleiro de época romana, mais uma oportunidade para a transmissão de algumas informações arqueológicas.