Vamos preservar a Sinalética dos Roteiros Pedestres do nosso Município

06/05/2015

No decorrer do mês de maio está prevista a inauguração de mais um percurso pedestre no nosso concelho denominado “Pelas Encostas da Raposeira”. Trata-se de uma extensão da Via Algarviana, com ponto de partida na Aldeia da Raposeira e que se desenvolve até à costa, passando por diversos pontos de interesse. Este percurso nasceu de mais uma positiva colaboração entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Via Algarviana/Almargem.

Porém, este novo roteiro encontra-se, neste momento, afetado pelo desaparecimento de 44 postes sinalizadores (cerca de metade do total dos postes implantados!). Mais que o desrespeito pelo empenhado trabalho de uma equipa da Almargem e da própria Câmara Municipal de Vila do Bispo, e descontando as significativas perdas financeiras do investimento será de salientar que, sem os postes sinalizadores, os caminhantes correm sérios riscos de desorientação e de eventuais acidentes.

Muito recentemente, também o Trilho Ambiental do Castelejo foi alvo de atos de vandalismo.

A GNR de Vila do Bispo foi informada destas infelizes ocorrências e encontra-se no terreno no sentido de evitar reincidências.

Posto isto, o que mais importa não é identificar responsáveis, mas sim apelar a todos os munícipes para que zelem por estes equipamentos, que estimem uma casa que é de todos e para todos, que defendam as nossas áreas de lazer, que acolham os visitantes com o melhor que caracteriza as nossas gentes e que faz do nosso país um dos destinos mais procurados no competitivo mundo do turismo!

Notas:

Nos últimos anos, o Concelho de Vila do Bispo tem vindo a assinalar uma intensa procura como local de eleição para a prática de atividades ligadas ao turismo de natureza e ao turismo cultural.

De facto, a região de Vila do Bispo ainda preserva determinadas áreas intocadas pela ação humana, que, por tão genuínas e raras, são por isso bastante procuradas por visitantes de todo mundo, nelas reconhecendo a original pureza da Natureza.

Do ponto de vista cultural, as paisagens de Vila do Bispo também revelam interessantes e diversificados discursos humanizados, designadamente arqueológicos, históricos e etnográficos, muitos dos quais revestidos de apreciável singularidade e monumentalidade.

O potencial do património vilabispense encontra-se amplamente reconhecido e a sua procura já é uma inquestionável realidade. Num território de baixa densidade populacional, substancialmente dependente do turismo, o estratégico desenvolvimento de diferenciados produtos de natureza e de cultura, pela sua diversidade, qualidade e potencialidade, permitirá uma alternativa oferta aos habituais fluxos da sazonalidade.

Enquanto vilabispenses, a nossa mais desafiante missão consiste na promoção de estratégias com impacto socioeconómico, orientadas pelo reconhecimento de diferenciadores fatores de identidade local, potenciáveis como vantagens competitivas num Algarve há muito estigmatizado e descaracterizado pela massificação turística e por uma tradicional oferta de sol, praias, noite e golf.

Neste sentido, têm sido vários os roteiros pedestres ponderadamente traçados e sinalizados no nosso Concelho, propiciando aos visitantes uma fruição controlada das nossas paisagens, reduzindo drasticamente a circulação em áreas sensíveis e propriedades privadas:

• Via Algarviana: grande rota pedestre transeuropeia, entre o Cabo de São Vicente e Alcoutim;
  • Rota Vicentina: grande rota pedestre, entre Santiago do Cacém e o Cabo de São Vicente;
  • Ecovia: grande via ciclável com 214km, iniciada no km0 do Cabo de São Vicente, prosseguindo até Vila Real de Santo António;
  • Trilho Ambiental do Castelejo: a meio caminho entre Vila do Bispo e a praia do Castelejo, um pequeno percurso de 3km mas com muita natureza e paisagens para observar;
  • Estação da Biodiversidade da Boca do Rio: pequeno roteiro pedestre com cerca de 2km, com início na praia da Boca do Rio, ao longo do qual se apresentam conteúdos informativos acerca da diversidade de flora e fauna do local;
  • Roteiro Megalítico do Monte dos Amantes: pequeno roteiro pedestre com cerca de 3km, percorridos ao longo das interessantes paisagens megalíticas dos menires da Pedra Escorregadia – Monte dos Amantes – Cerro do Camacho.

Há que ter em conta que estes percursos pedestres são importantíssimos numa perspetiva turística e de retorno financeiro para as empresas locais, mas também para o lazer dos habitantes do Concelho, para as nossas famílias, para as nossas crianças!