Site Autárquico de Vila do Bispo

Vila do Bispo conquista 3º lugar das Praias com Qualidade de Ouro

Vila do Bispo conquista 3º lugar das Praias com Qualidade de Ouro

Notícias

01 de junho 2015

Vila do Bispo é o terceiro concelho com maior número de praias com qualidade de ouro. Assim pelo segundo ano consecutivo, a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, classificou 12 praias do concelho com aquele galardão.

Cabanas Velhas, Boca do Rio, Burgau, Castelejo, Cordoama, Furnas, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial foram as praias selecionadas no município de Vila do Bispo.

Recorde-se que todos os anos, a Quercus identifica, de acordo com critérios estabelecidos pela própria associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo qualidade de ouro, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

A atribuição da Qualidade de Ouro às nossas praias significa que a água balnear cumpre os seguintes requisitos: qualidade da água excelente nas quatro últimas épocas balneares de 2011 a 2014; toas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2014) apresentarão resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100 ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250 ufc/100 ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200 ufc/100 ml e 500 ufc/100 ml, respetivamente.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos