Vila do Bispo comemora Dia Mundial da Criança com muita euforia

01/06/2015

Para assinalar o Dia Mundial da Criança de uma forma entusiasta e inesquecível, a Câmara Municipal de Vila do Bispo promoveu hoje, 1 de junho, a dinamização de várias atividades de divulgação de ciências e educação ambiental.

O evento que envolveu cerca de 250 alunos dos Jardins-de -infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho contou com a realização de 7 atividades que foram asseguradas por 5 monitores do Centro de Ciência Viva de Lagos.

Do programa de atividades constaram as seguintes iniciativas: “A Alga que Queria Ser Flor”, conto e breve abordagem aos diferentes grupos das plantas e pequena atividade de cromatografia da cor para explicar as diferentes cores das flores; “Monstros e Bolas”, explicações de como podemos transformar soluções ao mistura-las, e como podemos obter materiais com outras consistências e propriedades; “ Bolas de Sabão”, atividade de perícia explicando como algumas soluções podem manter formas devido aos seus constituintes químicos; “Pontes Da Vinci — XXL”, atividade de grupo em que se desafia as leis da Física para as crianças passarem um rio. Para isso, têm que construir em equipa uma ponte Da Vinci para poderem alcançar o objetivo; “Nós”, a Ciência por detrás dos nós, dar um nó parece fácil mas na verdade existe um nó para cada coisa quando estamos a bordo de um navio; “Caderno de Folhas”, as atividades de Ciências da Natureza são misturadas com Poesia e com cor de modo a promover o gosto pela leitura e associá-la a várias áreas de aprendizagem; e “Ilusões Visuais”, as ilusões visuais são uma forma divertida de explicar como se pode construir um preconceito a nível do cérebro e como é difícil desconstrui-lo.

No decorrer das atividades houve ainda dois insufláveis que fizeram as delícias dos mais pequenos.

No final destas comemorações, os alunos dos Jardins-de-infância foram presenteados com o Jogo dos Pares e os das Escolas do 1º Ciclo receberam o Quiz4You.