Dia Aberto no Sítio Arqueológico de Vale de Boi - Budens

13 de julho 2016

Na sequência da campanha de escavação que está a decorrer na jazida arqueológica do abrigo paleolítico de Vale de Boi, em Budens, dirigida por Nuno Bicho da Universidade do Algarve, com o já habitual apoio financeiro (€ 3.000,00) e logístico da Câmara Municipal de Vila do Bispo, no dia 16 de julho, entre as 10 e as 16 horas, irá realizar-se mais um dia aberto, onde estão todos convidados a visitar este importante sítio arqueológico.

A equipa da Universidade do Algarve e o arqueólogo da autarquia farão uma visita guiada pelo espaço e pelo tempo de um dos mais significativos e extensos arqueossítios paleolíticos identificados na Península Ibérica, onde foram registados os mais remotos vestígios de presença humana conhecidos em todo o sul peninsular – 33 mil anos!

Identificado em 1998, foi, desde então, objeto de regulares campanhas arqueológicas.

O sítio reveste-se de particular interesse pela presumível presença do Homem de Neandertal, uma fascinante temática, prioritária na agenda arqueológica mundial e importantíssima para a compreensão da própria evolução da Humanidade.

Trata-se de mais uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Universidade do Algarve.