Aviso à População - Perigo de incêndio florestal

02/09/2016

INFORMAÇÃO METEOROLÓGICA

Segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ao Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta-se para as próximas 48 horas a continuação do tempo quente e seco, com índices de risco de incêndio em níveis muito elevado e máximo na região do Algarve, destacando-se:

·        Temperatura máxima entre 32 e 36ºC para hoje e entre 34 a 38ºC amanhã;

·        Humidade relativa inferior a 30% na região sul;

·        Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante leste nas terras altas até início da manhã de amanhã.

·        Noites quentes e secas (temperatura mínima superior a 20ºC nas regiões do interior).

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

·        Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

MEDIDAS DE AUTO-PROTEÇÃO

O SMPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:

·        Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

·        Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

·        Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

·        O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

·        Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

·        A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

O SMPC recorda ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

·        Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;

·        Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;

·        Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Se mora junto a uma área florestal:

·        Limpe o mato à volta da sua habitação e guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, gasóleo e outros produtos inflamáveis;

·        Para informações sobre prevenção estrutural de incêndios florestais contacte o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas;

·        Informe as autoridades se presenciar atos negligentes ou comportamentos dolosos.

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

INFORMAÇÃO SUPLEMENTAR

Acompanhe a evolução em:  http://www.ipma.pt/pt/

Consulte as recomendações da ANPC em:

Colabore. A Proteção Civil começa em si!

Em caso de emergência ligue 112