Homenagem ao Infante D. Henrique

14 de novembro 2016

Pela ocasião dos 556 anos sobre a morte do Infante D. Henrique (1394-1460), a Associação de Municípios “Terras do Infante” (Aljezur, Lagos e Vila do Bispo), organizou o evento “Rota do Infante D. Henrique”, composto por uma série de iniciativas que decorreram nos três municípios de 7 a 14 de novembro.

O programa iniciou-se com uma série de palestras destinadas aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do triângulo vicentino, que tiveram lugar nas Escolas E.B. 2,3 das Naus (Lagos) e de São Vicente (Vila do Bispo), através das quais Francisco Oliveira (Câmara Municipal de Aljezur), José Martins (Câmara Municipal de Lagos) e Artur de Jesus (Câmara Municipal de Vila do Bispo) deram a conhecer aos alunos os principais monumentos e peças artísticas relacionadas com a época do Infante e dos Descobrimentos nos 3 concelhos. Estas ações tiveram lugar nos dias 8 e 9 de novembro e envolveram 308 alunos.

No dia 11, às 15h00, no edifício dos Paços do Concelho de Lagos (Século XXI) foi inaugurada a exposição foto-documental “Rota do Infante”, composta por 10 painéis e que pretende chamar a atenção dos visitantes para o património cultural quatrocentista e quinhentista desta zona do Algarve. No caso de Vila do Bispo, destacaram-se elementos como as pias manuelinas da Igreja de Budens, as esculturas da Ermida de Guadalupe, o pórtico da Igreja da Raposeira, peças de arte sacra da Igreja de Vila do Bispo e aos monumentos de Sagres. Ao fim da tarde, seguiu-se um concerto na Igreja de Santo António, pela Academia de Música de Lagos.

Por sua vez, o dia 12 foi o dia mais preenchido e intenso com a realização de visitas guiadas. O percurso iniciou-se no centro histórico de Lagos, seguindo-se uma visita à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (onde se deram a conhecer as antigas orações recitadas pelas mulheres do nosso concelho). Os visitantes almoçaram, em seguida, no Forte de Santo António do Beliche (Sagres), visitaram a emblemática Fortaleza de Sagres e partiram para Aljezur. Aqui, depois das visitas aos museus municipal e de arte sacra, foram presenteados com um extraordinário concerto de música do tempo dos Descobrimentos por parte do ensemble “Vox Angelis”. Participaram nas visitas 103 pessoas dos 3 concelhos e alguns participantes franceses e ingleses.

Para o grupo de Vila do Bispo, o dia 12 terminou na Pousada de Sagres, a convite do seu diretor, para celebrar os 56 anos de inauguração desta prestigiada unidade hoteleira, também ela associada às memórias do período henriquino da nossa História.

Por fim, o ponto alto das comemorações teve lugar, ontem, dia 13 de novembro, data da morte do príncipe Henrique, com a realização de uma cerimónia protocolar junto da estátua do Infante, em pleno centro da cidade de Lagos. Depois da deposição de uma coroa de flores na base do monumento e da prestação de honras militares por parte de uma força de Fuzileiros, usaram da palavra o comandante da Zona Marítima do Sul, a Vereadora Maria de Fátima Silva (Câmara Municipal de Aljezur), o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo (Adelino Soares) e a presidente da edilidade de lagos, Joaquina Matos. Da parte da tarde, na Fortaleza de Sagres (local da morte de D. Henrique) teve lugar a habitual missa de sufrágio, a deposição de uma coroa de flores no Padrão de 1960, terminando a homenagem com um concerto de música pelo grupo coral feminino “Outras Vozes”, organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Este evento foi o primeiro de âmbito cultural que foi protagonizado pela Associação de Municípios “Terras do Infante”, tendo gerado um grande interesse e entusiasmo, quer por parte dos Munícipes, quer por parte dos visitantes nacionais e estrangeiros.