Site Autárquico de Vila do Bispo

Vila do Bispo promove Educação Ambiental e Patrimonial nas Escolas

23/11/2016

Destinado aos alunos do 1º ciclo do concelho, a Câmara Municipal de Vila do Bispo em articulação com o Agrupamento de Escolas do Concelho tem em curso o projeto “Tás bem Abelha?”, um programa escolar de educação ambiental e patrimonial, centrado na descoberta do papel dos polinizadores sobre a paisagem.

Assente em princípios como a igualdade de oportunidades e a transmissão e partilha de conhecimentos e saberes, o projeto é proposto à totalidade dos alunos, garantindo o acesso de todos a conhecimentos sobre a biodiversidade do meio ambiente e do património que os rodeia promovendo, assim, a identidade local e um desenvolvimento sustentável e criativo.

Desenvolvido durante todo o ano letivo em três intervenções, que inclui saídas de campo e encontros com apicultores, os alunos adquirirão ao longo do projeto conhecimentos sobre a diversidade e riqueza dos polinizadores, porque são tão úteis e como vivem. Observarão as abelhas-do-mel e as suas colmeias, as abelhas solitárias e a riqueza da flora local. O programa abrange cerca de 160 crianças e famílias que poderão assim participar diretamente no projeto.

Estas intervenções são acompanhadas por ferramentas pedagógicas para afinar a curiosidade de cada um pela natureza, descobrindo as pequenas magias do seu meio, na sua horta, no seu bairro, na sua vila. O primeiro ciclo de intervenções já decorreu na sala de aula onde os alunos aprenderam a identificar insetos e adquiriram alguns conhecimentos sobre a vida e o papel dos insetos polinizadores. Cada criança teve ainda a oportunidade de construir o seu abrigo para abelhas solitárias, a colocar no exterior da sua casa, na sua horta, no seu monte. Foram mais de 150 abrigos produzidos com o apoio do sr. Manuel, carpinteiro da Câmara Municipal e dos srs. José Maria e Ludovic, carpinteiros do concelho.

Distribuídos pelo território de Vila do Bispo, estes abrigos ajudarão as crianças a perceber quais são algumas das abelhas solitárias que o habitam e como é o seu ciclo de vida.

Desenvolvido por Vincent Douarre, especialista na ecologia da abelha e Ana Simões, técnica de educação ambiental, este projeto encontra a sua inspiração na ação de ciência participativa MVEB 79 promovida pelo CNRS (Centro Nacional de Investigação Científica).

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos