Vila do Bispo é a décima terceira autarquia mais transparente do país

08 de fevereiro 2017

Vila do Bispo encontra-se no 13.º lugar do ranking dos 308 municípios mais transparentes do país, segundo os dados apresentados pela organização não-governamental Transparência e Integridade, Associação Cívica.

A pontuação obtida, referente ao ano 2016, coloca Vila do Bispo como a autarquia mais transparente a sul do Tejo e a décima terceira mais transparente do país. Os resultados foram conhecidos, hoje, dia 8 de fevereiro, numa cerimónia que decorreu na Universidade de Aveiro e que pode ser consultado através do: http://poderlocal.transparencia.pt/

A Câmara Municipal congratula-se com a posição conquistada, uma vez que reflete os objetivos do atual Executivo liderado pelo presidente Adelino Soares, e que assenta fundamentalmente no esforço de implementar uma gestão municipal rigorosa e transparente, o que possibilita ao munícipe um maior conhecimento da atividade camarária.

Recorde-se que, em 2015, Vila do Bispo conquistou o décimo lugar a nível nacional obtendo uma pontuação de 81,32 % no ITM e que em 2016 obtivemos o décimo terceiro lugar, com uma pontuação de 92,86 % no ITM. Contudo, apesar de se obter uma posição inferior no ranking a nível nacional, disponibilizamos mais informação aos cidadãos que no ano transato (+11,54 %).

Nos indicadores Relação com a Sociedade, Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo, a Câmara Municipal está satisfeita com os resultados obtidos, uma vez que obteve 100% da classificação atribuída a estes indicadores no Índice de Transparência Municipal.

O ITM mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas páginas eletrónicas municipais. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

A TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica é a entidade que avalia o grau de transparência de cada município, onde para o efeito procede a uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos portais das Câmaras Municipais.

A TIAC é uma organização não-governamental que tem como missão combater a corrupção. Esta ONG é a representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparency International.