EB1 de Vila do Bispo é vencedora do projeto “Heróis da Fruta”

06/06/2017

Os alunos da EB1 de Vila do Bispo venceram o concurso dos Hinos da Fruta, no âmbito do projeto nacional “Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável”. Assim o Auditório do Centro Cultural recebe, no próximo dia 9 de junho, pelas 14h00, a “Super Festa dos Heróis da Fruta” oferecida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil como prémio pela vitória alcançada.

A festa contempla uma peça de teatro-interativa, na qual as mascotes infantis relembram às crianças de quais são os principais mandamentos de um “Herói da Fruta” através de jogos pedagógicos e promotores de atividade física. No final, todos os alunos recebem uma peça de fruta, entre outras surpresas. Os alunos terão ainda a oportunidade de apresentarem ao vivo o seu Hino vencedor.

A iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo destina-se aos alunos desta Escola, pais, avós e encarregados de educação e visa premiar os alunos pelo sucesso alcançado.

Refira-se que a edição deste ano contou com a participação de mais de 53 mil crianças de todas as regiões do país, com 480 Hinos da Fruta. Trata-se de um concurso realizado a nível nacional, onde os vídeos, numa primeira etapa, foram selecionados por votação do público. Desta votação resultou uma lista de 80 finalistas, do qual fizemos parte. Estes 80 vídeos foram depois avaliados por um júri composto por vários artistas nacionais do panorama musical (e não só), embaixadores deste projeto. Entre eles encontram-se nomes como Ricardo Carriço, Carlos Vidal, Amor Eletro, Ana Bacalhau dos Deolinda, Vanessa Silva, Anjos, Mário Laginha, Henrique Feist, entre muitos outros. Foram assim selecionados 5 hinos vencedores (5 primeiros lugares).

Recorde-se que o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» tem como objetivo motivar as crianças a adotar o hábito saudável de ingerir fruta diariamente nas doses recomendadas pela Organização Mundial de Saúde de forma enriquecer nutricionalmente a sua alimentação, contribuindo para a prevenção de certas doenças, entre as quais obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e vários tipos de cancro. Para mais informações sobre este projeto consulte o site e regulamento em www.heroisdafruta.com

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada por uma comunidade de voluntários que se mobiliza em torno da responsabilidade de transmitir hábitos e estilos de vida mais saudáveis às crianças, especialmente daquelas com excesso de peso. E é neste sentido que desenvolvem projetos como os “Heróis da Fruta”. Desde 2011 que trabalham continuamente para melhorar a sua receita "mágica" que combina conteúdos adequados às necessidades cruciais de desenvolvimento das crianças, com uma linguagem divertida, personagens que promovem exemplos positivos e desafios capazes de as manter motivadas para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.