Site Autárquico de Vila do Bispo

Semana Cultural – Lugares de Globalização arranca sexta-feira

Semana Cultural – Lugares de Globalização arranca sexta-feira

Notícias

13 de março 2018

De 16 a 24 de março os concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Monchique e Silves acolhem a “Semana Cultural - Lugares de Globalização”.

Assim estes concelhos do Algarve que integram a candidatura «Lugares de Globalização» a património da UNESCO dão a conhecer, ao longo de nove dias a sua história, a sua cultura e o seu património com música, dança, teatro, artes performativas, videomapping, land art, arte urbana, visitas interpretativas, um seminário e jornadas técnicas.

A Semana Cultural - Lugares de Globalização pretende, em torno do tema turismo cultural, contribuir para afirmar o Algarve enquanto destino cultural, apostando na sua história comum, e desenvolver uma cultura de empreendedorismo pela afirmação dos seus valores culturais e patrimoniais

Recorde-se que este projeto é o resultado de uma parceria constituída pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste – a Direção Regional de Cultura do Algarve, os Municípios de Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo, a Região de Turismo do Algarve e a Associação LAC – Laboratório de Atividades Criativas.

Estes lugares de globalização encontram-se repartidos por 5 países: Portugal - Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Mo nchique e Silves, no Algarve; Heroísmo e Vila do Porto, nos Açores e o Funchal na Madeira; Espanha - Ceuta; Cabo Verde; Marrocos; Mauritânia.

Programação para o concelho de Vila do Bispo

Dia 17 de março

Visitas ao Património

Vila do Bispo: Idade Média, Renascimento e Barroco - Uma viagem pelos Descobrimentos na Igreja Matriz de Vila do Bispo

Local: Igreja Matriz de Vila do Bispo

Horário: 15h00

Visita de interpretação à Igreja Matriz de Vila do Bispo e ao património artístico dos séculos XV e XVI.

Organização e Promoção: Município de Vila do Bispo

 

Dia 23 março

Dança e Música

Local: Centro Cultural de Vila do Bispo Horário: 21h30

Espetáculo que se descreve como Viagem Mundo por diferentes culturas, inicia-se em Portugal, passa por África, Ásia, América e por último pelo Continente Desconhecido, numa redescoberta da sua origem. Uma criação original, onde as geografias de horizontes alcançados e por alcançar diluem-se em sonoridades, movimento e luz. Entre as sombras do passado e os reflexos de futuro, bailarinos acompanhados de música original propõem resgatar ecos das memórias intemporais de uma Diáspora. Uma viagem na memória do Mundo, de diásporas de um povo Navegador, cruzando raízes do passado, presente e futuro, que resulta na Lusofonia que nasce do cruzamento de culturas. Um espetáculo que nos promete aceder à linguagem das emoções que vão sendo semeadas pelo palco.

 

24 de março

Palestras Temáticas

“Portugal, África e o Mundo - Reflexões em torno da História e Herança Culturais”

  • “A Finisterra do Sudoeste na busca de outras Margens do Mundo” (Maria da Glória Paula – Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos);
  • “A Diáspora Africana – Um percurso por Aspetos Históricos, Culturais e Heranças” (Artur de Jesus – Câmara Municipal de Vila do Bispo).

Local: Centro de Interpretação de Vila do Bispo

Horário: 16h00

Organização e Promoção: Município de Vila do Bispo

Info: artur.jesus@cm-viladobispo.pt

+351 282 630600

 

Videomapping nos Monumentos Históricos

Local: Fortaleza Sagres

Horário: 20h00 | 20h30 | 21h00 |21h30

Entrada gratuita

Um espetáculo criado especificamente para a Fortaleza de Sagres focado na sua história, no seu contexto geográfico e na sua colossal monumentalidade, “onde a terra acaba e o mar começa”. A finisterra dos textos da antiguidade, um local do domínio do sagrado, o Promontorium Sacrum, antiga morada de Deuses. Teremos cenários do século XV, onde observaremos embarcações da época, elementos favoráveis à navegação e referências várias ao papel da Fortaleza de Sagres ao longo da história. Entraremos nas profundezas do mar e numa descida exploratória poderemos ver a sua fauna e flora e vários despojos de naufrágios, mostrando o património cultural subaquático. Numa perspetiva contemporânea, seremos convidados a descobrir através de uma fantástica viagem os caminhos da misticidade e da magia deste Lugar, que contínua a impelir viajantes e curiosos à escala universal numa peregrinação de difícil explicação racional.

 

De 16 a 31 março

Exposição de Artes Plásticas

Local: Fortaleza de Sagres

Horário: 9h30 |17h30

Exposição de acervo resultante do projeto "ROOTS", uma residência artística que aborda o tema da escravatura através de uma visão contemporânea, criando novas rotas e fluxos transculturais, através da reflexão da diversidade cultural dos países outrora colonizadores e colonizados e as suas influências na criação de uma miscigenação global e plural, questionando e identificando as raízes desse processo.

Projeto promovido pelo LAC – Laboratório de Actividades Criativas, integra trabalhos de artistas de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Brasil e Portugal.

Produção: LAC – Laboratório de Actividades Criativas

 

De 19 a 24 março

Arte Urbana

Local: Centro de Interpretação de Vila do Bispo

O mural de Vila do Bispo, da artista “Krella d’Enfer” é uma criação com base na alusão à temática da Semana Cultural e será pintado na fachada lateral do Centro de Interpretação de Vila do Bispo. Sendo certo que a artista apresenta uma criação de elementos baseados numa narrativa datada, associa também uma interpretação num contexto contemporâneo que sugere a ideia de globalização, de partilhas e de trocas de relevância intemporal.

24 de março às 17h30: INAUGURAÇÃO DO MURAL “LUGARES DE GLOBALIZAÇÃO”

 

De 19 a 23 março

Palestra Temáticas

"Os Descobrimentos Portugueses e a Visão dos Povos e Culturas do Oriente"

Local: Escola E.B. 1 de Budens, de Vila do Bispo, de Sagres e Escola E.B 2,3 de São Vicente

Palestras temáticas que exploram a riqueza cultural e iconográfica do “códice casanatense 1889” fonte do seculo XVI, de uma biblioteca de Roma.

Info: artur.jesus@cm-viladobispo.pt

+351282 630 600

Organização e Promoção: Município de Vila do Bispo

 

 

Conheça aqui o programa geral

 

 

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos