Site Autárquico de Vila do Bispo

Seminário “Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e na Juventude”

Notícias

21 de março 2018

A CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo, em parceria com o Município de Vila do Bispo, o Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo e o Centro de Formação Dr. Rui Grácio, irá realizar o seminário intitulado “Prevenção dos maus-tratos na infância e na juventude”, no dia 11 de abril de 2018, no auditório Escola EB 2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo, entre as 15h00 e as 18h00.Esta ação destina-se a docentes de todos os níveis de ensino, pessoal não docente das escolas, pais e encarregados de educação, técnicos de serviços educativos e culturais de autarquias, associações, instituições educativas, instituições de serviço e solidariedade social.

Inscrições online até 9 de abril na seguinte ligação:https://goo.gl/forms/OOyDp40uvNfgDQLS2

JUSTIFICAÇÃO DA AÇÃOEste seminário de formação resulta de uma parceria entre a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo, do Agrupamentode Escolas de Vila do Bispo e do Centro de Formação Dr. Rui Grácio. Obteve o apoio do Município de Vila do Bispo, da Santa Casa daMisericórdia de Vila do Bispo e do ACeS Algarve II Barlavento UCC Vicentina, articulando-se com o Mês de Abril – Mês da Prevenção dosMaus Tratos Infantis – e com as prioridades de Educação para a Paz e para os Direitos Humanos da Unesco.O Estatuto do Aluno e Ética Escolar estabelece os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dospais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação. O objetivo da Lei éapostar no estabelecimento de uma nova cultura de disciplina, esforço e mérito, na maior responsabilização de alunos e pais ouencarregados de educação e no reforço da autoridade efetiva dos professores e do pessoal não docente.O Sistema Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens designa os estabelecimentos de educação e ensino comoentidades privilegiadas na prevenção primária e como detetores de indicadores de risco e perigo, sendo necessária uma maior articulaçãoentre os professores, os Titulares de Turma e os Diretores de Turma, que constituem elos de ligação com os Gestores de Processo nasCPCJ locais e as famílias.Destacam-se, assim, dois níveis de necessidades de formação dos professores e de outros agentes educativos:- Como desenvolver mecanismos de trabalho articulado entre as escolas e o Sistema Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção deCrianças e Jovens?- Como adequar a intervenção dos professores e de outros agentes educativos em situações de risco?

OBJETIVOS- Articular o Estatuto do Aluno e Ética Escolar com a Lei de Proteção de Crianças e Jovens.-Perspetivar mecanismos de trabalho cooperativo entre as escolas e o Sistema Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção deCrianças e Jovens.- Sensibilizar os profissionais para a temática dos Maus Tratos.-Motivar para o trabalho de parceria da 1ª Linha/Saúde, Educação, Administração Interna e 2ª Linha/CPCJ.

CONTEÚDOS1. Os Estabelecimentos de Educação e de Ensino como entidades privilegiadas na prevenção primária e como detetores deindicadores de risco e perigo;2. Conceitos e tipologia de maus tratos; sinais e indicadores e estratégias de Intervenção;3. Articulação e parceria entre as Entidades da 1ª Linha/Saúde, Educação, Administração Interna;4. Critérios de Sinalização ao NACJR do SNS;5. As sinalizações de casos à CPCJ: como e quando?6. Medidas Educativas adequadas ao pleno usufruto dos direitos dos alunos, em contexto escolar.

METODOLOGIAExposição de conceitos, enquadramento legal e articulação de papéis sociais na promoção de direitos e proteção de crianças e jovens.Diálogo e esclarecimento de dúvidas.

AVALIAÇÃO DA AÇÃO E DOS FORMANDOSA ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).Os participantes procedem a uma breve reflexão online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimentopessoal e profissional (obrigatória).

COORDENAÇÃO DA EQUIPA DE FORMADORESJoaquim Azevedo, Mestrado em Ciências da Educação e Parte Curricular do Doutoramento em Ciências da EducaçãoFátima Lopes, Master em Gestão intercultural e Ambiental das Escolas.

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos