Site Autárquico de Vila do Bispo

Reencontro entre Vila do Bispo e Nishinoomote

Notícias

17 de janeiro 2019

Volvidas mais de duas décadas do acordo de geminação celebrado entre Vila do Bispo e a cidade Japonesa de Nishinoomote, os dois municípios voltaram a encontrar-se. No âmbito deste acordo de geminação, Vila do Bispo recebeu, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, uma delegação daquela cidade japonesa, composta por autarcas, incluindo o presidente da Câmara de Nishinoomote, Shunsuke Yaita, surfistas, alunos, professores, representantes do turismo e da Associação de Surf da referida cidade, bem como, o embaixador daquele país em Portugal, Jun Niimi.

A visita ficou marcada por vários momentos, onde para além do protocolar, destaca-se a presença da atleta Joana Schenker e a sua participação no Surf Tour Guide, onde deu a conhecer as melhores praias do concelho para a prática do surf aos atletas japoneses. Destaque, ainda, para o disparo de salvas com armas tradicionais (arcabuzes), na Praça Tanegashima, em Vila do Bispo, levado a cabo por três membros da Associação de Preservação de Arcabuz do Japão e três membros da Associação Portuguesa de Recriação Histórica.

Nesta visita ao concelho, a delegação de Nishinoomote teve a oportunidade de conhecer alguns dos espaços culturais mais emblemáticos do nosso território, como a Igreja Matriz de Vila do Bispo, o Centro de Interpretação, a Docapesca (Porto da Baleeira), o Farol do Cabo de S. Vicente e a Fortaleza de Sagres.

A comitiva deslocou-se, ainda, ao Centro Comunitário Multisserviços de Budens, ato que teve como objetivo aprofundar os laços de entendimento e amizade entre os povos, através do fomento de iniciativas de carácter cultural e educativo.

Ainda, num ato simbólico foram plantadas duas oliveiras, símbolo da paz, na antiga escola primária de Sagres e atual sede do Clube Recreativo Infante de Sagres. A iniciativa terminou com um almoço convívio no Forte do Beliche, em Sagres.

 

Nota:

No dia 7 de fevereiro de 1992, a Câmara Municipal de Vila do Bispo celebrou um acordo de geminação com a Município de Nishinoomote, na ilha de Tanegashima e que pertence à província de Kagoshima. A assinatura da declaração conjunta de geminação teve por base o desejo conjunto de contribuir para a paz mundial e para a felicidade humana, tendo como objetivo o fortalecimento dos laços de amizade entre Portugal e o Japão, iniciados com a chegada dos Portugueses no Século XVI a Nishinoomote, levando consigo as primeiras armas de fogo vistas no Japão, facto histórico que ainda hoje se comemora anualmente nesta cidade.

Este momento histórico foi recriado na Praça de Tanegashima, em Vila do Bispo, durante a visita da delegação do Município de Nishinoomote ao Concelho.

Multimédia0

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos