Site Autárquico de Vila do Bispo

Dia Aberto na jazida paleolítica de Vale de Boi encerra 20 anos de investigação

Notícias

22 de julho 2019

No passado sábado, 20 de julho, realizou-se o último Dia Aberto na jazida arqueológica de Vale de Boi, iniciativa que recebeu 70 visitantes que foram acolhidos pela equipa de arqueólogos coordenada pelo Professor Doutor Nuno Bicho, do Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB), da Universidade do Algarve.

De destacar a participação de diversas crianças que demonstraram grande atração pelos artefactos expostos e pelos trabalhos em curso, participando, também, em algumas das operações.

Descoberto em 1998, este importante sítio arqueológico é hoje reconhecido como a maior e mais antiga jazida paleolítica conhecida no sul peninsular, com registos cronológicos que se cifram em 34 mil anos. A sua investigação, promovida pela Universidade do Algarve, tem sido apoiada pela pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, designadamente com a criação do NIA-VB - Núcleo de Investigação Arqueológica de Vila do Bispo, uma ferramenta de cooperação interinstitucional que funciona no CAI-VB - Centro de Acolhimento à Investigação de Vila do Bispo, equipamento municipal que reabilitou as desativadas instalações do antigo Jardim de Infância de Budens.

Tratou-se do último dia de escavações arqueológicas em Vale de Boi, após duas décadas de investigação no terreno e em laboratório. Os largos milhares de artefactos e de ecofactos exumados no local exigem agora mais algumas décadas de investigação académica bem como a sua valorização expositiva e interpretação museológica num processo de partilha e devolução sociocultural que terá lugar no futuro Museu de Vila do Bispo – O Celeiro da História.

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos