Site Autárquico de Vila do Bispo

Dia da Europa no Algarve celebrado na Internet

Dia da Europa no Algarve celebrado na Internet

Notícias

06 de maio 2020

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Centro de Informação Europe Direct do Algarve, o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e o Município de Vila do Bispo celebram o 9 de maio - Dia da Europa, numa organização conjunta, assente nos respetivos suportes de comunicação digital, numa primeira fase.

Inicialmente previsto para festejar a Europa nos 500 anos depois da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, o programa comemorativo do Dia da Europa 2020 no Algarve vai assentar arraiais na Internet, promovendo os valores europeus nos suportes digitais e nas redes sociais das entidades promotoras, apresentando os contributos da União Europeia no combate ao novo coronavírus e proporcionar aos cidadãos uma (re)descoberta do contributo dos fundos europeus para o desenvolvimento sustentado da região do Algarve.

Em face da evolução da pandemia, as entidades promotoras acordaram realizar em datas a acertar os eventos culturais e educativos previstos para esta semana, os quais teriam lugar no concelho de Vila do Bispo, agregando um conjunto alargado de instituições e personalidades, e dos quais será dada a devida nota.

O programa das comemorações englobará momentos institucionais com os representantes das entidades promotoras, apontamentos culturais com personalidades da região, apresentação de projetos públicos e privados desenvolvidos com o apoio dos Fundos, debates sobre a Política de Coesão e concursos e passatempos com todos os interessados, os quais estão agregados neste evento nas páginas da rede social FACEBOOK da CCDR Algarve, CRESC ALGARVE 2020, Europe Direct Algarve e Município de Vila do Bispo.

 

O 9 de maio - Dia da Europa  nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985, e foi celebrado pela primeira vez no ano seguinte. Inicialmente dirigido em particular à comunidade escolar, o 9 de maio - Dia da Europa é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.

A celebração do Dia da Europa deste ano ganha especial importância pelo facto de se celebrar os 70 anos da Declaração Schuman, proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Nela se propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores.

A CECA, fundada pela França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo, foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia, hoje formada por 27 Estados-Membros, após a saída do Reino Unido em 31 de janeiro deste ano.

No âmbito da campanha A EUROPA NA MINHA REGIÃO - EUROPE IN MY REGION, o Centro de Informação Europe Direct do Algarve promove o concurso de fotografia #ALGARVEisEU, com o objetivo de promover a sua presença na rede social INSTAGRAM, através dos contributos fotográficos dos cidadãos sobre projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência.

Este ano, as celebrações nacionais do Dia da Europa decorreriam em Vila Real, com a participação da Comissária Europeia Elisa Ferreira, responsável pela pasta da Coesão, numa organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal, mas serão substituídas igualmente por um programa digital, a anunciar oportunamente.

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos