Site Autárquico de Vila do Bispo

Campanha Arqueológica na estação Lusitano-Romana da Boca do Rio 2017

Campanha Arqueológica na estação Lusitano-Romana da Boca do Rio 2017

Notícias

31 de agosto 2017

Dando continuidade a uma já longa relação de colaboração interinstitucional e a anteriores iniciativas de investigação, a estação Lusitano-Romana localizada em plena praia da Boca do Rio, em Budens, irá receber, durante o mês de setembro, mais uma campanha arqueológica promovida pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, com o habitual apoio do Município de Vila do Bispo.

Os trabalhos serão dirigidos pelo Professor Doutor João Pedro Bernardes, da UALg, e contam, desta feita, com o contributo de uma equipa de investigadores oriundos da Universidade de Marburgo, na Alemanha, coordenada pelo Professor Felix Teichner, arqueólogo que dará assim continuidade às ações realizadas no início do ano na Boca do Rio.

De recordar que, em março deste ano, uma multidisciplinar equipa internacional, composta por arqueólogos e geólogos, desenvolveu investigação no arqueossítio romano da Boca do Rio. Durante duas semanas foi realizada uma série de sondagens não invasivas com o recurso a um cruzamento de diferentes métodos de prospeção geofísica, permitindo, assim, descortinar evidências de estruturas e de outras “anomalias” de origem humana ocultas no subsolo da área.

Os trabalhos foram coordenados pelo Professor Doutor Felix Teichner, da Universidade de Marburg, e contaram com o contributo de investigadores sedeados em outras universidades alemãs, Colónia e Aix-la-Chapelle.

A campanha que agora se inicia e que se desenvolverá ao longo de todo o mês de setembro pretende confirmar, por via de sondagens arqueológicas, as “anomalias” geofísicas registadas em março, prevendo-se uma série de inéditas novidades relativas à dimensão e organização espacial e funcional daquele importante estabelecimento romano que, desde o século XIX, tem vindo a revelar uma contínua presença humana entre meados do século I e o século V d.C.

De referir que todos estes trabalhos, e os respetivos investigadores, têm sido acolhidos no NIA-VB – Núcleo de Investigação Arqueológica de Vila do Bispo, um novo equipamento municipal que reabilitou as desativadas instalações do antigo Jardim de Infância de Budens. Em 2017, a “taxa de ocupação” do NIA-VB já superou as expectativas iniciais, demonstrando que se trata de um excelente polo de atração de investigação, uma distintiva oferta municipal que se traduz em retorno científico, em conhecimento sobre o território concelhio, mas também na animação sociocultural de localidades como Budens e Vale de Boi – um diferenciado conceito de “Turismo Científico”!

A seu tempo, o desenvolvimento deste projeto será justamente partilhado com a comunidade loco-regional, em diversas ações de arqueologia pública/social e nos canais de divulgação da autarquia... esteja atento!!!

 

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos