Site Autárquico de Vila do Bispo

Abril - Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância 2019 - Iniciativas

01/04/2019

Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

“Serei o que me deres…que seja amor” (CNPDCJ)

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo (CPCJ), com o apoio da autarquia, associa-se à campanha nacional - Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância – “Serei o que me deres…que seja amor”, dinamizando para o efeito várias iniciativas ao longo do mês de abril.

Assim, para o dia 1 de abril, está previsto o “Hastear do Laço Azul”, no exterior do Centro Cultural de Vila do Bispo. Para o dia 5 de abril a realização do seminário “Os Direitos das Crianças”, destinado à população em geral.

As restantes atividades decorrerão junto dos alunos do Agrupamento de Escolas do município. Assim, os alunos do pré-escolar serão presenteados com a atividade lúdico-pedagógica “Contos com direitos”. Já os alunos do 1ºciclo assistirão ao filme “A Minha Vida de Courgette”, seguido de debate. Por seu turno, os alunos da Escola E.B. 2,3 de Vila do Bispo assistirão ao filme “O Principezinho”, seguido também de debate.

Para encerrar o mês da prevenção, no dia 30 de abril, pelas 14h00, as crianças do jardim-de-infância de Vila do Bispo formarão um Laço Humano, no largo do município. À mesma hora a Comissão Nacional também realizará um Laço Humano na Assembleia da República. Desta forma pretende-se sensibilizar e também lembrar a nossa responsabilidade coletiva e comunitária para a prevenção dos maus tratos.

Esta edição tem como objetivo promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.

Definição de abusos ou maus tratos às crianças (OMS): Todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

Acompanhe toda a atividade da CPCJ de Vila do Bispo através do facebook: https://www.facebook.com/cpcjviladobispo/

 

Próximos eventos

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos