Site Autárquico de Vila do Bispo

À descoberta dos 'novos' menires de Vila do Bispo

25/06/2019

No âmbito do projeto “Faz o teu Próprio Menir”, um grupo de alunos da Atividade de Enriquecimento Curricular – Conhecimento do Património Local de Vila do Bispo, apresentou no Monte dos Amantes um conjunto de 51 peças artísticas inspiradas nos “cromeleques” pré-históricos do Neolítico.

A iniciativa que decorreu no passado dia 22 de junho foi o culminar do trabalho desenvolvido ao longo de três semanas, onde as crianças foram incentivadas a produzir novas esculturas inspiradas nos menires, pintadas com novos motivos decorativos, contando para tal com o apoio artístico da escultora Tineke Smit. Os trabalhos artísticos, construídos com a técnica “papel machê” foram realizados em grupo, tal como na Pré-história, obras coletivas produzidas pela comunidade. Para o efeito, foram reaproveitados materiais como garrafas e garrafões de plástico e muito, muito papel de jornal, sensibilizando as crianças para as boas práticas cívicas e ambientais da reciclagem.

Em outubro, no arranque do novo ano letivo, será possível visitar estas esculturas numa exposição no Centro Cultural de Vila do Bispo. As obras serão, então, oferecidas pelas crianças a diversas instituições locais, na pessoa dos seus representantes, designadamente a todas as escolas e salas de aulas do Concelho, Lares e Centros de Dia.

A iniciativa, promovida pela Município, contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre as quais crianças e suas famílias e amigos, além de um grupo de artistas residentes na freguesia de Barão de São Miguel, entre os quais agradecemos a surpresa proporcionada por Don Munzer, que preencheu o convívio com o som do seu acordeão.

Próximos eventos

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos