Site Autárquico de Vila do Bispo

A TERRA TREME - DIA 5 DE NOVEMBRO

05/11/2021

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, a 9.ª edição do exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), medida prevista na estratégia nacional para uma Proteção Civil Preventiva.
É objetivo de A TERRA TREME capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
A iniciativa insere-se nas atividades integrantes da estratégia nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo. O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples, que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar. É objetivo de A TERRA TREME sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.
Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.
Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL.
 
 
 
 
 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos