Site Autárquico de Vila do Bispo

Este ano a Rota Solidária dá “voz” a projetos destinados aos jovens

06/06/2022

Os melhores petiscos do Algarve já estão em fase de confecção para a 12.ª edição da Rota do Petisco e ao prová-los, um pouco por toda a região, entre 14 de Setembro a 16 de Outubro, estará uma vez mais a contribuir para diferentes projetos sociais. Este ano a Rota Solidária dá voz aos mais jovens.

O Passaporte que dá acesso ao evento voltará, em breve, a invadir as ruas do Algarve e o seu valor (1,5€) continua a reverter na totalidade para projetos dinamizados por instituições sociais e solidárias dos municípios que integram a Rota do Petisco.

Em Ano Europeu da Juventude, a associação organizadora da Rota do Petisco, a Teia D’Impulsos, decide dar voz a projetos de índole juvenil, que se debruçam em algumas temáticas atuais e pertinentes para o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos jovens.

Assim, as instituições que pretendam ser apoiadas devem apresentar projetos nas seguintes áreas:

- Combate à discriminação social, racial e de género;

- Promoção da saúde mental dos jovens;

- Voluntariado jovem.

A Rota Solidária celebra 10 anos de grandes concretizações e, de recordar, que ainda no ano passado foram vendidos cerca de 14.000 Passaportes para a Rota do Petisco, o que permitiu apoiar nove projetos em 21.000 euros.

As inscrições para a Rota Solidária encontram-se abertas até ao próximo dia 9 de Junho AQUI, com o seguinte Regulamento com critérios de seleção como a relevância social, parcerias, custo/benefício, sustentabilidade, e número de pessoas abrangidas.

Para mais informações, poderá ainda aceder ao website oficial do evento www.rotadopetisco.com, entrar em contacto através do email info.rotasolidaria@gmail.com e pelo contacto telefónico 910 174 814.

 

Sobre a Rota do Petisco

A Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo com origem na cidade de Portimão que consiste num roteiro gastronómico, envolvendo diversos estabelecimentos de restauração organizados por zonas geográficas distintas. A decorrer desde 2011, a Rota do Petisco tem crescido de ano para ano. Com uma adesão de 31 estabelecimentos de Portimão na primeira edição, a Rota registou em 2020 a maior abrangência de sempre, com 231 restaurantes aderentes, distribuídos por 13 concelhos do Algarve: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira.

Dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos (TDI), com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, a Rota do Petisco visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região.

Sobre a Teia D’Impulsos

A Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o desenvolvimento de projetos de cariz social, cultural, desportivo, formativo e ambiental, alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos.

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos