Site Autárquico de Vila do Bispo

Lagarta do pinheiro: saiba o que fazer

18/01/2024

A lagarta do pinheiro ou processionária é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros, que representa um problema para a saúde pública, uma vez que os seus pêlos urticantes causam alergias na pele, olhos e sistema respiratório.

Este inseto costuma descer dos ninhos em meados do mês de fevereiro até ao final do mês de maio (aproximadamente), sendo fácil de identificá-lo uma vez que se desloca em procissão (comboio). Assim, é nesta altura que deve evitar o contacto direto com a lagarta, tendo especial atenção com crianças e animais de estimação.

Se encontrar ninhos ou lagartas de pinheiro em espaço público, comunique de imediato aos serviços municipais, através do número 282 630 600, opção 1 do atendimento automático. Caso detete a presença de lagarta do pinheiro na sua propriedade, deve entrar em contacto com uma empresa credenciada para a realização dos tratamentos necessários e remoção de ninhos.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila do Bispo, em conjunto com as equipas de jardinagem e as Juntas de Freguesia do concelho estão atentas a esta situação, estando já a atuar na destruição de ninhos e de lagartas nas zonas habitadas.

 

Algumas medidas preventivas:

- Entre em contacto com as autoridades locais, caso a detete num local público;

- Contacte um profissional da área do controlo de pragas, caso esteja na sua casa;

- Se a lagarta estiver no seu corpo, retire-a com recurso a pinças ou luvas; nunca com as próprias mãos;

- Lave a roupa que possa conter vestígios dos pêlos urticantes;

- Se surgirem alterações no aparelho respiratório ou alergias, como irritações na pele e olhos, deve dirigir-se de imediato a um posto médico;

 

Informação completa sobre a processionária do pinheiro no ICNF em - https://www.icnf.pt/api/file/doc/412f00324c90eb6c 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos