Site Autárquico de Vila do Bispo

Monumentos Megalíticos

São bastante raros os monumentos megalíticos, tanto no Barrocal como no Litoral do Algarve. No entanto, no concelho de Vila do Bispo existe uma grande quantidade e diversidade destes monumentos.
São monolíticos, talhados em calcário, de cor branca, com forma cilíndrica, cónica, paralelepípeda ou estelar, de dimensões muito variáveis, podendo encontrar-se isolados, constituindo pequenos grupos, ou estruturando-se em alinhamentos e cromeleques. Alguns estão decorados com faixas, em relevo, formadas por três ou quatro cordões ondulantes, sinusoidais, ou por cadeias de eclipses, unidas pelas extremidades, que correm do topo para a base dos monumentos. Outros têm forma claramente fálica, que mostram um cordão envolvendo a extremidade e, até, uma covinha no vértice. Conjuntos de covinhas dispostas em linha ou distribuídas caoticamente, decoram outros desses monumentos.
Embora não se situem sobres as arribas sobranceiras ao mar, a sua localização neste concelho é preferencialmente junto ao litoral.

Encontram-se espalhados por três das freguesias do concelho: Vila do Bispo, Raposeira e Budens.

Dos diversos exemplares, destacam-se os existentes em Vila do Bispo (Monte dos Amantes) e Raposeira (Milrei, Padrão e Aspradantas).

Para a sua datação são apontados os 4º/3º Milénios a.C. 

 


Aspradantas

O monumento existente, situa-se no cimo de uma cumeada com 95 m de altura, sobre a Ribeira de Vale Pocilgão, a cerca de 1 Km Nordeste de Hortas de Tabual, encontra-se um monólito, em calcário de cor branca, com forma subcilíndrica, medindo 2 metros.

Menires de Milrei e Padrão

A Sul da Sede da Freguesia, a caminho da Praia da Ingrina, encontra-se uma das maiores concentrações de Menires de todo o Algarve. Datados, por alguns estudiosos, dos IV-III milénios a.C., estes monumentos destacam-se na paisagem, espalhados pelas cristas de algumas elevações de terreno. O conjunto é composto por mais de uma dezena de exemplares, grande parte dos quais se encontra derrubado junto à Estrada Municipal 1257 (Raposeira-Ingrina). Sensivelmente a meio do percurso, encontra-se erguido o exemplar mais representativo (e em melhor estado de conservação), conhecido por “Menir do Padrão”.

 


Conjunto Megalítico do Monte dos Amantes

Situa-se, sensivelmente, a Sueste de Vila do Bispo e junto ao traçado da antiga Estrada Nacional n.º 268, entre Vila do Bispo e Sagres.
É composto por exemplares bastante diversificados de Menires, boa parte deles decorados. A sua cronologia rondará os IV-III Milénios a.C.. Em período mais tardio foi edificada uma construção funerária para sepultamento colectivo.

 

 

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos