Site Autárquico de Vila do Bispo

Envolvimento e Participação da Comunidade

O envolvimento e participação da comunidade é um requisito fundamental para qualquer processo de desenvolvimento que se deseje sustentável, na medida em que permite articular vários tipos de conhecimento e de opinião, promovendo decisões mais participadas.

 

Queremos dar voz aos cidadãos sobre assuntos que lhes dizem diretamente respeito!

 

Efetivamente, as autoridades locais podem ajudar as suas comunidades a serem mais sustentáveis, mas não o podem fazer sozinhas e sem a participação da comunidade local. O desenvolvimento sustentável não pode nem deve, por isso, ser uma responsabilidade exclusiva e primária das autarquias locais.

 

A comunidade local deverá, através do seu envolvimento prático e ativo, contribuir para a construção do futuro que quer que seja o seu!

 

O envolvimento e participação da comunidade tem, pois, como objetivo construir uma visão partilhada do desenvolvimento sustentável e estabelecer um quadro de cooperação entre todos, público e privado.

Pretendemos, assim, reforçar a importância e dar relevância a estes temas, sensibilizando e mobilizando a comunidade para níveis acrescidos de exigência.

 

Contexto específico do apelo ao envolvimento e participação da comunidade

O apelo ao envolvimento e participação da comunidade está relacionado fundamentalmente com a Agenda 21 Local, parte integrante do projeto.

A Agenda 21 Local é suportada por um retrato pragmático do concelho e identifica uma missão e uma visão para o seu futuro, assim como um conjunto de objetivos operacionais orientadores da atuação. Para assegurar uma visão transversal, a Agenda 21 Local olha para o concelho de Vila do Bispo como um todo e aponta os caminhos que deverão ser prosseguidos, atualmente e no futuro, em prol do desenvolvimento e do crescimento do concelho. É um processo em que as pessoas são um elemento central, atuando em torno de questões ambientais, socioculturais, socioeconómicas, tecnológicas e da inovação.

No final, o Município de Vila do Bispo passará a dispor de instrumentos facilitadores para:

- conhecer ainda melhor a comunidade local e os seus problemas e desafios, de modo a adequar e melhorar a atuação municipal;

- promover a cooperação entre os diversos níveis de decisão e a partilha de responsabilidades;

- promover iniciativas empresariais, designadamente as que tenham a ver com a inovação e o empreendedorismo;

- reforçar a capacidade de governação local;

- reforçar a competitividade do concelho.

 

PELO DESENVOLVIMENTO DO NOSSO CONCELHO

 

Como se pode envolver e participar?

Convidamos todos os cidadãos a expressar a sua opinião sobre o concelho de Vila do Bispo e como querem que este seja no futuro, através do preenchimento de um pequeno questionário.

 

O questionário dirige-se a quem reside no concelho ou aqui trabalha ou desenvolve atividade!

 

Para facilitar o tratamento da informação, solicitamos que o preenchimento do questionário seja efetuado preferencialmente online.

Para aceder ao questionário online, por favor clique na seguinte link:

https://goo.gl/forms/oIQmOwKGvRkhdz3k1

 

Pode também descarregar o questionário carregando aqui  e preenche-lo manualmente, devendo depois entregá-lo pessoalmente num dos locais a seguir indicados ou enviá-lo por email para um dos contactos indicados abaixo.

Em alternativa, o questionário está também disponível em papel, nos seguintes locais:

- Município de Vila do Bispo: edifício dos Paços do Concelho e no Centro Cultural

 

Para obter mais esclarecimentos pode contactar os serviços do Município ou a empresa de consultoria que está a apoiar o Município no desenvolvimento deste projeto, através dos seguintes contactos.

Município de Vila do Bispo

Paços do Concelho

8650-401 Vila do Bispo

Engª Carmén Silva

Telef. 282 630 600 (Ext. 405)

Email carmen.silva@cm-viladobispo.pt

IPI - Inovação, Projectos e Iniciativas, Lda.

R. Rodrigo da Fonseca, 70 - 1º Dto.

1250-193 Lisboa

Dr. Mário Barroqueiro

Telef. 213 825 460

Email mario.barroqueiro@ipiconsultingnetwork.com

 

 

Documentos para Download

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos