Site Autárquico de Vila do Bispo

Dias Internacionais

Nesta página partilhamos datas específicas que marcam acontecimentos ou assuntos relevantes com o objetivo de promover a sua consciencialização e sensibilização.

Para as Nações Unidas:"Dias e semanas internacionais são ocasiões para educar o público sobre questões de interesse, mobilizar vontade política e recursos para enfrentar problemas globais e celebrar e reforçar conquistas da humanidade. A existência de dias internacionais é anterior ao estabelecimento das Nações Unidas, mas a ONU os adotou como uma poderosa ferramenta de defesa."

  • Dia Mundial da Justiça Social - 20 fevereiro

    Dia Mundial da Justiça Social, 20 de fevereiro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou por unanimidade a Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa em 10 de junho de 2008. Esta é a terceira grande declaração de princípios e políticas adotadas pela Conferência Internacional do Trabalho desde a Constituição da OIT de 1919. Baseia-se na Declaração da Filadélfia de 1944 e na Declaração sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho de 1998. A Declaração de 2008 expressa a visão contemporânea do mandato da OIT na era da globalização.

    https://www.un.org/en/observances/social-justice-day

  • Dia Internacional da Mulher - 8 de março

    Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

    Em 2008, a ONU lançou a campanha “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a estimular a igualdade de gênero na comunicação social mundial. Na atualidade, porém, considera-se que a celebração do Dia Internacional da Mulher tenha tido o seu sentido original parcialmente diluído, adquirindo frequentemente um caráter festivo e comercial, como o hábito de empregadores distribuírem rosas vermelhas ou pequenos mimos entre as suas empregadas - ação que em nada evoca o espírito das manifestantes russas do 8 de março de 1917.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_das_Mulheres  

  • Dia Mundial da Síndrome de Down - 21 de março

    Dia Mundial da Síndrome de Down, 21 de março, a incidência estimada da síndrome de Down está entre 1 em 1.000 a 1 em 1.100 nascidos vivos no mundo. A cada ano, aproximadamente 3.000 a 5.000 crianças nascem com esse distúrbio cromossômico.

    A qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down pode ser melhorada atendendo às suas necessidades de cuidados de saúde, incluindo check-ups regulares com profissionais de saúde para monitorar a condição mental e física e fornecer intervenção oportuna, seja fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, aconselhamento ou educação especial. Indivíduos com síndrome de Down podem alcançar a melhor qualidade de vida por meio de cuidados e apoio parental, orientação médica e sistemas de apoio baseados na comunidade, como educação inclusiva em todos os níveis. Isso facilita sua participação na sociedade convencional e a realização de seu potencial pessoal.

    https://www.un.org/en/observances/down-syndrome-day

  • Abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

    Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

    https://www.cnpdpcj.gov.pt/mes-da-prevencao-dos-maus-tratos-na-infancia

  • Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo - 2 de abril

    O Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo é assinalado, anualmente, a 2 de abril. Este dia foi criado através da resolução 62/139 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 18 de dezembro de 2007.

    https://www.un.org/en/observances/autism-day

  • Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia - 17 de maio

    O Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia (em inglês: International Day Against Homophobia, Transphobia and Biphobia) é comemorado no dia 17 de maio e tem como objetivo coordenar eventos internacionais que aumentem a conscientização sobre as violações dos direitos LGBT e estimulem o interesse pelo trabalho pelos direitos LGBT em todo o mundo. Até 2016, as comemorações aconteceram em 132 países.

    Os fundadores do Dia Internacional contra a Homofobia, como era originalmente conhecido, estabeleceram o Comitê IDAHO para coordenar ações de base em diferentes países, promover o dia e fazer lobby pelo reconhecimento oficial em 17 de maio. Essa data foi escolhida para comemorar a decisão de retirar a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_contra_a_Homofobia,_a_Transfobia_e_a_Bifobia  

  • Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas - 30 de julho

    Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, 30 de julho, o tráfico de pessoas é um crime grave e uma grave violação dos direitos humanos. Todos os anos, milhares de homens, mulheres e crianças caem nas mãos de traficantes, nos seus próprios países e no estrangeiro. Quase todos os países do mundo são afetados pelo tráfico, seja como país de origem, trânsito ou destino das vítimas. O UNODC, como guardião da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (UNTOC) e seus Protocolos, auxilia os Estados em seus esforços para implementar o Protocolo para Prevenir, Reprimir e Punir o Tráfico de Pessoas (Protocolo sobre Tráfico de Pessoas).

    https://www.un.org/en/observances/end-human-trafficking-day

  • Dia Municipal para a Igualdade - 24 de outubro

    Assinala-se a 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, data que é celebrada por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, através da promoção de iniciativas promotoras da Igualdade. Hoje, a igualdade entre mulheres e homens é considerada em todo o mundo uma questão de Direitos Humanos e uma condição de justiça social, necessária para que as sociedades se tornem mais modernas e mais equitativas. É, por isso, um requisito para o desenvolvimento e a paz e, nos países democráticos, uma condição para o exercício efetivo e pleno da cidadania.

    https://www.cig.gov.pt/2022/10/dia-municipal-para-a-igualdade-comemorado-por-todo-o-pais/

  • Dia Internacional do Homem - 19 de novembro

    No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Internacional do Homem. Esta data é celebrada desde 1999 e tem como principais objetivos promover modelos masculinos positivos e celebrar as suas contribuições para a sociedade, a comunidade e a família, melhorar as relações entre géneros e combater o sexismo. Visa ainda sensibilizar para uma maior consciencialização para a saúde masculina e a promoção da igualdade entre sexos. Atualmente, a data é celebrada em mais de 70 países de todos o mundo, incluindo Portugal.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Homem

  • Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro

    Este dia tem como objetivo promover os direitos e bem estar das pessoas com deficiência na sociedade e a sua participação nos vários dominios: social, cultural, económico e politíco.

    Visa também sensibilizar para o cumprimento da "Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências" e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

     

     

     

  • Dia Mundial dos Direitos Humanos – 10 de dezembro

    Dia Mundial dos Direitos Humanos – 10 de dezembro, para homenagear o empenho de todos na construção de sociedades mais justas e inclusivas e para promover a igualdade entre todas as pessoas.

    ‘ALL HUMAN, ALL EQUAL’ é o tema de 2021 que recai sobre a “IGUALDADE”, de acordo com o artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos – “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

    Os princípios de IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO estão no cerne dos direitos humanos. A igualdade está alinhada com a Agenda 2030 e com a abordagem da ONU definida no documento Estrutura Compartilhada sobre Não Deixar Ninguém Para Trás: Igualdade e Não Discriminação no Coração do Desenvolvimento Sustentável.

    https://www.un.org/en/observances/human-rights-day#:~:text=Human%20Rights%20Day%20is%20observed,of%20race%2C%20colour%2C%20religion%2C  

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos