Site Autárquico de Vila do Bispo

Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 2009, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado da Cultura, Dra. Maria Paula Fernandes dos Santos e pelo presidente da Autarquia, Eng.º Gilberto Repolho dos Reis Viegas.
O novo equipamento é fruto de um investimento de mais de 190.000 euros, comparticipados pelo PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais) e promovido pela DGARQ (Direcção-Geral dos Arquivos).
O tratamento, divulgação e o acesso à documentação fazem parte dos objectivos essenciais do Arquivo. A comunicação documental é efectuada através da sala de consulta e leitura pública, com acesso à documentação de natureza histórica. O Arquivo Municipal tem também como missão permitir o acesso à documentação a todos os órgãos e serviços municipais. Neste campo, insere-se documentação de natureza intermédia, decorrente da atividade (funções-meio) dos diferentes órgãos e serviços da Câmara Municipal. Em Arquivo Histórico, encontra-se documentação desde o século XVII, incluindo legislação portuguesa (desde 1839), correspondência oficial (desde 1898), recenseamentos militares (desde 1887), testamentos (desde 1849), atas de vereação e livros de atas (desde 1803) e passaportes (1849 a 1864).

  • Arquivo Histórico
  • Curiosidades
  • Regulamento do Arquivo Municipal

Próximos eventos

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos