Site Autárquico de Vila do Bispo

Vila do Bispo é a autarquia mais transparente do país

Notícias

11 de abril de 2018

A Câmara Municipal de Vila do Bispo é a mais transparente do país, ocupando, assim, o 1º lugar do ranking dos 308 municípios mais transparentes do país, segundo os dados apresentados pela organização não-governamental Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC).

Os resultados obtidos coloca Vila do Bispo como a autarquia mais transparente do país ao obter uma pontuação de 90.66 em 100 na edição do Índice de Transparência Municipal de 2017, ficando assim em 1º lugar no Ranking. Os resultados foram conhecidos, hoje, dia 11 de abril, e os mesmos podem ser consultados através do: http://poderlocal.transparencia.pt/

Adelino Soares, presidente da autarquia, congratula-se com a posição conquistada, uma vez que reflete os objetivos do atual Executivo, que assentam fundamentalmente no esforço de implementar uma gestão municipal rigorosa e transparente, o que possibilita ao munícipe um maior conhecimento da atividade camarária. Para 2018 deixa a promessa de que “vamos trabalhar ainda mais para melhorar a pontuação”.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) baseia-se, desde 2013, no levantamento da informação de interesse público disponível nos 'sites' dos 308 municípios. Assim o ITM mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas páginas eletrónicas municipais. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

A TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica é a entidade que avalia o grau de transparência de cada município, onde para o efeito procede a uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos portais das Câmaras Municipais.

A TIAC é uma organização não-governamental que tem como missão combater a corrupção. Esta ONG é a representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparency International.

Próximos eventos

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos