Site Autárquico de Vila do Bispo

Vila do Bispo subscreveu “Declaração Basca” o novo roteiro de sustentabilidade ambiental para as cidades europeias

Notícias

16 de maio de 2018

Vila do Bispo aderiu recentemente à “Declaração Basca”. Inspirado na Cimeira da Terra (Rio de Janeiro, 1992) este documento resultou da “8ª Conferência Europeia das Vilas e Cidades Sustentáveis”, que decorreu em Bilbao, Espanha, em abril de 2016.

Esta declaração apresenta os caminhos para as Cidades e Cidadãos Europeus criarem cidades produtivas, sustentáveis e resilientes para uma Europa habitável mais abrangente. O documento visa assim "apoiar e acelerar a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica, com o objetivo de garantir qualidade de vida às populações, enquanto são respeitados os limites dos ecossistemas locais e globais e os recursos naturais”.

O documento refere ainda a necessidade dos líderes locais encontrarem formas inovadoras de se envolver economicamente e socialmente com a sociedade civil para enfrentar os desafios económicos, ambientais e sociais e, ao mesmo tempo, encontrar soluções que aumentam o valor económico para o benefício da população local. A declaração menciona ainda a necessidade desta transformação para descarbonizar os sistemas energéticos, criar padrões sustentáveis de mobilidade urbana, proteger e melhorar a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas entre outros. A Declaração Basca pretende inspirar cidades e vilas a desenvolverem e criarem as suas próprias ações locais de transformação".

Consulte neste link a lista dos concelhos portugueses aderentes: http://www.sustainablecities.eu/endorsers-basquedeclaration/

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos