Embaixador do Japão visita Vila do Bispo

11 de dezembro 2018

O embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, visitou ontem, 10 de dezembro, Vila do Bispo. O diplomata foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, pela presidente da Assembleia Municipal, Ana Bela Martins, e restante executivo municipal, numa sessão de boas-vindas que teve lugar no salão nobre.

Tratou-se de uma visita de cortesia do diplomata a Vila do Bispo realizada no âmbito do acordo de geminação celebrado a 7 de fevereiro de 1992 com Nishinoomote. A assinatura da declaração conjunta de geminação baseia-se no desejo conjunto de contribuir para a paz mundial e a felicidade humana, tendo como objetivo o fortalecimento dos laços de amizade entre Portugal e o Japão, iniciados com a chegada dos Portugueses ao Japão, em 1543, quando Fernão Mendes Pinto chegou a Nishinoomote, tendo levado consigo a primeira arma de fogo vista no Japão, facto histórico que ainda hoje se comemora anualmente naquela cidade.

O momento serviu, ainda, para programar a visita de uma comitiva de Nishinommote, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2019, ao concelho de Vila do Bispo.