Festa da Arribada comemorou o X aniversário da Geminação entre Vila do Bispo e Baiona (Espanha)

08 de março de 2019

De 1 a 3 de março Baiona (Espanha) comemorou os 526 anos da chegada da Caravela Pinta, uma das três embarcações da frota de Cristóvão Colombo, com a notícia da descoberta da América em 1493, facto que teve como protagonista o navegador Martin Alonso Pinzón.

À semelhança dos outros municípios irmanados com Baiona, também Vila do Bispo se fez representar neste evento pelo presidente da Câmara, Adelino Soares, e pela presidente da Assembleia Municipal, Ana Bela Martins, onde participaram em vários atos solenes daquelas comemorações. Dos vários acontecimentos que marcaram esta visita destaca-se a celebração do X aniversário do acordo de geminação celebrado entre Vila do Bispo e Baiona, a 6 de março de 2009, tendo o autarca de Vila do Bispo, Adelino Soares, e o presidente do município de Baiona, Ángel Rodal Almuiña, assinado uma carta onde mencionam os laços históricos que os ligam, confirmando o título de Povos Irmãos, assinado há uma década.

Recorde-se que: os Descobrimentos, a importância dos povos português e espanhol na descoberta de novos mundos, o grandioso papel do Infante D. Henrique como grande mentor dos Descobrimentos e da expansão ultramarina, fazendo de Sagres o berço dos conhecimentos náuticos, assim como a referência do Cabo de S. Vicente nas viagens marítimas dos navegadores provindos de Baiona, na sua deslocação para Palos de La Frontera, e do papel desenvolvido pelas Fortalezas de Sagres e de Monterreal na defesa da costa, são alguns dos motivos que serviram de base para a formalização da geminação entre Vila do Bispo e Baiona La Real.