Site Autárquico de Vila do Bispo

Secretário de Estado Miguel Freitas visitou as Terras do Infante

Notícias

08 de abril de 2019

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng.º Miguel Freitas, visitou no passado dia 4 os três municípios que constituem a Associação Terras do Infante.

Em Aljezur, onde assinou o Livro de Honra do município, acto que viria a repetir em Vila do Bispo e Lagos, o Presidente José Gonçalves apresentou ao governante uma projeção do muito trabalho realizado  naquele concelho,( dos três concelhos das Terras do Infante, Aljezur é o que apresenta maior área florestal) convidando-o ainda para uma visita ao terreno onde ficou com a noção do trabalho em curso no âmbito da prevenção, limpeza e defesa da floresta contra incêndios.

Já em Vila do Bispo presidiu à cerimónia de entrega dos Certificados Profissionais aos Sapadores da Associação de Municípios, conferidos pela frequência do Curso de Formação Modular certificada, ministrado pelo IEFP, em parceria com a Associação e Corpos de Bombeiros Locais, facto que constituiu o ponto alto desta visita.

No seu discurso, o Sr. Secretário de Estado destacou e elogiou o trabalho desenvolvido pelos sapadores, bombeiros e pelas três autarquias, seja na silvicultura preventiva seja na prevenção, deteção e combate a incêndios, tendo ainda dado garantias de um espírito mais colaborativo por parte do ICNF a partir de agora, o que permitirá mais agilidade, eficácia e complementaridade

Destacou igualmente o facto da formação profissional dos Sapadores Florestais ser particularmente relevante no seu desempenho, de extrema exigência e risco, permitindo o aprofundamento das suas competências e desenvolvimento de outras, indispensáveis à profissão.

Ainda em Vila do Bispo, o edil local, Adelino Soares convidou Miguel Freitas bem como Joaquina Matos e José Gonçalves a participar na plantação de uma árvore, (oliveira) no jardim anexo aos Paços do Concelho, como forma de marcar e celebrar a vinda do governante àquele concelho do triangulo vicentino.

Já em Lagos, os Presidentes das Terras do Infante passaram em revista diversos assuntos de interesse para as autarquias e associação tendo o governante tomado a melhor nota das questões colocadas.

Nesta ocasião, a Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios Terras do Infante teve oportunidade para convidar o Eng.º Miguel Freitas a voltar em breve para apresentação do projeto de requalificação da antiga “Casa dos Cantoneiros/JAE” no topo da serra do Espinhaço de Cão, para Local Estratégico de Estacionamento de Meios de Combate e respetiva Brigada, facto que se constituirá como mais uma resposta decisiva na deteção, vigilância, e combate a incêndios florestais.

Houve ainda tempo para convívio entre todos, em particular com os homenageados desta visita do Secretario de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, os Sapadores desta Associação, num lanche oferecido para o efeito.

 

Próximos eventos

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos