Vila do Bispo Inaugurou Monumento de Homenagem aos Combatentes

09 de abril 2019

Hoje, Dia do Combatente, foi inaugurado, em Vila do Bispo, um Monumento em Homenagem aos Combatentes, numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares.

Nesta cerimónia discursaram ainda o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, o vice-cônsul Britânico no Algarve, Sr. Clive Jewell, o embaixador da Austrália em Portugal, Sr. Peter Rayner e o presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Concelho de Vila do Bispo, Sr. Bernardino Martins.

Seguiu-se o descerramento de uma placa comemorativa, a deposição de uma coroa de flores e a bênção do monumento pelo Padre José Chula.

Com este monumento, a autarquia pretende homenagear todos os Militares do Concelho falecidos na 1.ª Guerra Mundial (em 1918), na Guerra do Ultramar (em 1962, 1966, 1968 e 1969) e, igualmente, os 10 aviadores da Royal Air Force (9 Ingleses e 1 Australiano), falecidos no dia 22 de março de 1943, na Praia do Tonel, em Sagres, em plena 2.ª Guerra Mundial. Além disso, este monumento evocativo constituiu, igualmente, uma homenagem e uma forma de reconhecimento do Concelho a todos os Combatentes locais que prestaram o seu serviço a Portugal na Guiné, em Angola, em Moçambique e no antigo Estado da Índia (Goa, Damão e Diu), durante a Guerra do Ultramar (1961-1974).

A cerimónia terminou com a celebração de uma missa de sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila do Bispo.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo contou com o apoio da Associação dos Ex-Combatentes do Concelho de Vila do Bispo e da Liga dos Combatentes.