Site Autárquico de Vila do Bispo

Vila do Bispo Homenageia Infante D. Henrique

Vila do Bispo Homenageia Infante D. Henrique

Notícias

13 de novembro 2020

Hoje, 13 de novembro, cumprem-se 560 anos sobre a partida de uma das figuras cimeiras da História de Portugal, o Infante D. Henrique.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo recorda essa personalidade marcante da vida nacional publicando aqui o documento “14 de setembro de 1460: as razões de uma vila e as últimas vontades do Infante D. Henrique”, onde se procura chamar a atenção dos interessados para a carta que foi redigida em Sagres nesse dia, às ordens de D. Henrique, em que ele, a dois meses de falecer, nos revela as principais razões que o levaram a fundar a sua Vila em Sagres e onde nos dá a conhecer os aspetos mais íntimos da sua espiritualidade.

D. Henrique foi o responsável pela criação daquela que seria a localidade de Sagres, a partir de 1443. Foi o grande impulsionador das viagens marítimas de reconhecimento e de descoberta de novas realidades geográficas, como as ilhas de Porto Santo, da Madeira, algumas ilhas dos Açores, e toda uma vasta área da costa ocidental de África até à Serra Leoa. A sua obra teve continuidade. Em 1488, Bartolomeu Dias atingiu o limite sul do continente africano e 10 anos depois, Vasco da Gama chegava às praias da Índia.

Nascido no Porto, em 1394, o Infante D. Henrique faleceu em Sagres, em 1460.

 

 

Próximos eventos

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos