Vila do Bispo tem alojamento local para aves

04 de março 2021

No âmbito do projeto “Alojamento Local para Aves”, uma iniciativa vencedora do Orçamento Participativo Portugal 2018, no passado mês de fevereiro foram instaladas 30 caixas-ninho no município de Vila do Bispo.

As Escolas, os Jardins de Infância, os parques urbanos, o perímetro florestal e o parque de merendas da Samouqueira são os locais onde foram colocadas estas estruturas para abrigar aves.

Promover as espécies cavitárias, aumentar a biodiversidade em meio urbano, estimular o interesse da sociedade para com aves e promover o controlo natural de pragas biológicas são alguns dos objetivos desta iniciativa dinamizada pela associação ambientalista Vita Nativa que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

De referir que o projeto “Alojamento Local para Aves” da associação algarvia Vita Nativa e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Direção Regional do Algarve) é uma iniciativa a nível regional que conta com ações em todos os municípios algarvios. O seu objetivo geral passa por instalar e monitorizar de forma gratuita cerca de 2000 caixas-ninho destinadas as várias espécies de aves cavernícolas urbanas. Entre elas encontram-se as pequenas espécies de aves insetívoras, como os chapins e as poupas, espécies de rapina de pequena e média dimensão, como o mocho-galego, a coruja-das-torres e o peneireiro-vulgar, e ainda as espécies de andorinhão, como o andorinhão-preto e o andorinhão-pálido.