MUNICÍPIO DE VILA DO BISPO AVANÇA COM LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DE LINHAS DE ÁGUA

19 de novembro 2021

A Câmara Municipal de Vila do Bispo está a proceder a trabalhos de limpeza e desobstrução de linhas de água na Freguesia de Sagres, através da sua equipa de Sapadores Florestais.

Com este tipo de intervenção, que consiste na retirada da vegetação invasora e de todo o tipo de detritos, pretende-se minimizar as condições para ocorrências de cheias e assim mitigar os danos que estas possam causar, reduzir eventuais problemas de saúde pública, bem como facilitar o acesso e fruição dos espaços ribeirinhos pelos munícipes.

Antes do início destes trabalhos foram verificadas as condições técnicas para a intervenção, quer ao nível da causa efeito das inundações registadas nesta Freguesia, quer a preservação e consolidação do leito e talude da linha de água, bem como o estado da mesma a jusante.

De referir que nos aglomerados urbanos, a responsabilidade pela limpeza e desobstrução das linhas de água é das Câmaras Municipais, mas, fora desses aglomerados, a responsabilidade é dos proprietários de terrenos ladeados ou atravessados por linhas de água.

Sempre que possível, os trabalhos executados pelos particulares devem ser acompanhados e fiscalizados por técnicos com formação ambiental adequada, devendo ser comunicado à ARH Algarve a realização das intervenções, utilizando para o efeito o requerimento próprio disponível em https://apambiente.pt/agua/limpeza-e-desobstrucao-de-linhas-de-agua