Site Autárquico de Vila do Bispo

FESTIVAL SARGO DA COSTA VICENTINA FOI UM SUCESSO E JÁ TEM SEGUNDA EDIÇÃO CONFIRMADA PARA 2023

Notícias

Evento dinamizado em Aljezur e Vila do Bispo contou com experiências gastronómicas e ações de sensibilização junto dos mais novos

03 de junho 2022

O Festival Sargo da Costa Vicentina vai ter uma segunda edição já no próximo ano! Os municípios de Aljezur e Vila do Bispo pretendem repetir a animação, as experiências gastronómicas nos restaurantes aderentes e as ações de sensibilização nas escolas. O sucesso da primeira edição permite adiantar que para o ano é possível fazer ainda mais!

Durante 10 dias, os restaurantes aderentes ao Festival apresentaram menus dedicados ao Sargo da Costa Vicentina, proporcionando aos seus clientes experiências gastronómicas como pratos de autor, degustações e workshops de cozinha.

Para além destas experiências, o evento promoveu as Jornadas do Sargo da Costa Vicentina, que tiveram lugar no Centro Interpretação da Lota de Sagres, onde se discutiram as estratégias para a promoção e valorização do Sargo desta região, fomentando a pesca artesanal sustentável e o aumento do potencial turístico da região, promovendo assim desenvolvimento sustentável da Costa Vicentina. Foram igualmente desenvolvidas ações de sensibilização nas escolas, como a palestra “Sargo na Costa Vicentina”, destinada a alunos dos municípios de Aljezur e Vila do Bispo, para abordar os ecossistemas marinhos e biodiversidade, o sargo, a importância da pesca na Costa Vicentina, as ameaças e importância da sustentabilidade, e o concurso “Eu Vi um Sargo”, que desafiou as Escolas do 1º ciclo a apresentarem trabalhos sobre o Sargo da Costa Vicentina, sendo que os mesmos estiveram patentes para visualização.

O evento terminou oficialmente no dia 28 de maio, com a realização da sessão de encerramento, que teve lugar na sede da Associação dos Pescadores do Portinho da Arrifana e Costa Vicentina. A iniciativa contou com a presença de José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rui Manuel Marreiros de Jesus, representante da Associação Pescadores da Arrifana e Costa Vicentina, Isabel Ferreira,

Representante Docapesca e Tiago Verdelhos, da Universidade de Coimbra, que fez um balanço sumário positivo da iniciativa e apresentou as próximas ações do projeto VALSARGO.

O momento integrou também a entrega de prémios do concurso “Eu Vi um Sargo”, um desafio lançado aos alunos do 1º ciclo das Escolas Básicas de Aljezur e Vila do Bispo. Os grandes vencedores foram os alunos que frequentam a Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Ambiente do 3º ano do Centro Educativo Comunitário Multiserviços de Budens.

Terminada a sessão, teve lugar um momento de degustação de Sargo da Costa Vicentina.

O Festival resultou de uma parceria com a Universidade de Coimbra no âmbito do projeto “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina”. Um projeto promovido pela Universidade de Coimbra cofinanciado pelo Programa Operacional MAR2020, através do GAL Pesca do Barlavento do Algarve.

A sessão de encerramento pode ser revista aqui

Mais informações sobre o Festival aqui

SOBRE O PROJETO

O projeto “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina” é um projeto promovido pela Universidade de Coimbra cofinanciado pelo Programa Operacional MAR2020, através do GAL Pesca do Barlavento do Algarve, e tem como objetivo a promoção e valorização do Sargo da Costa Vicentina, fomentando a pesca artesanal e o aumento do potencial turístico da região, tendo por base um profundo conhecimento sobre o produto a valorizar, através de investigação científica de excelência, e na avaliação das suas potencialidades nos mercados turístico e dos produtos de pesca.

Este projeto encontra-se em desenvolvimento nos Municípios de Aljezur e Vila do Bispo, contando com o apoio destas autarquias, e pretende estabelecer uma estreita ligação com os principais agentes locais (e.g. associações de pescadores; profissionais do turismo e restauração; comunidade escolar) de forma a potenciar a sua divulgação e impacto e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Para além do Festival “Sargo da Costa Vicentina”, o projeto VALSARGO contempla também um conjunto de iniciativas de promoção do sargo desta região que incluem a elaboração de estudos científicos sobre a pesca do Sargo e das suas propriedades nutricionais, a de um guia de oportunidades de negócio, e a implementação de ações marketing e promoção do Sargo da Costa Vicentina a nível nacional e internacional.

Próximos eventos

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos