Site Autárquico de Vila do Bispo

Comunicado à População - Qualidade da água de abastecimento público

Notícias

15 de dezembro 2022

Reuniu no dia 14 de dezembro de 2022, a Comissão Municipal de Proteção Civil, a título extraordinário, no âmbito do assunto qualidade da água de abastecimento para consumo humano distribuída pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

O concelho de Vila do Bispo é constituído por quatro zonas de abastecimento de água, sendo elas:

  • Freguesia de Sagres, abastecida por captação do aquífero dos Covões;
  • Freguesia de Vila do Bispo e Raposeira: Raposeira, Hortas do Tabual, Vila do Bispo, Pedralva - abastecida pela Entidade Gestora em Alta, Águas do Algarve no ponto de entrega de Almádena; Ingrina Sol - abastecida por captação do aquífero dos Covões;
  • Freguesia de Budens - abastecida pela Entidade Gestora em Alta, Águas do Algarve no ponto de entrega de Almádena.
  • Freguesia de Barão de S. Miguel - abastecida pela Entidade Gestora em Alta, Águas do Algarve no ponto de entrega de Barão de S. Miguel.

No seguimento de reclamações de munícipes apresentadas à junta de Freguesia de Vila do Bispo e Raposeira e das questões colocadas nas últimas três reuniões da Assembleia Municipal sobre a qualidade da água para consumo humano naquela freguesia, vem esta Comissão, após esclarecimento da Autoridade de Saúde Pública Local, na pessoa do Delegado de Saúde Dr. Luís Cadinha, comunicar o seguinte:

  1. No âmbito da qualidade da água para consumo humano são elaboradas análises com regularidade de forma a garantir a conformidade da mesma:
    1. A entidade gestora em baixa, o Município de Vila do Bispo, realiza análises de água no âmbito do Plano de Controlo de Qualidade de Água duas vezes por mês na zona de abastecimento da Freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, em cumprimento com as exigências legais impostas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, através de um laboratório acreditado pela mesma. Sendo que os resultados obtidos destas análises, até à presente data, estão dentro dos valores paramétricos emanados pelo DL n.º 306/2007 de 27 de agosto com as alterações introduzidas pelo DL n.º 152/2017 de 07 de dezembro.
    2. A Autoridade de Saúde realiza análises trimestralmente no âmbito do Programa de Vigilância da Água para consumo humano.
    3. No dia 17 de outubro de 2022, na sequência das reclamações apresentadas, foram feitas colheitas extraordinárias pela Autoridade de Saúde para averiguação na Freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, sendo que os resultados obtidos estão dentro dos valores paramétricos emanados pelo DL n.º 306/2007 de 27 de agosto com as alterações introduzidas pelo DL n.º 152/2017 de 07 de dezembro. Analisando os resultados obtidos, os mesmos vêm confirmar que na presente data a água distribuída pela entidade gestora em baixa no Concelho de Vila do Bispo se encontra em conformidade com a legislação em vigor, não estando em causa a saúde pública.
    4. Na presente data, parte da água distribuída no concelho de Vila do Bispo tem origem subterrânea, devido às reduzidas disponibilidades hídricas que ainda se registam no corrente ano hidrológico na região do Algarve. Isto traduz-se numa maior presença de calcário na água, podendo se verificar partículas em suspensão e/ou manchas brancas de calcário em equipamentos. Importa referir que o calcário, segundo a Autoridade de Saúde Pública, não apresenta riscos para a saúde;
  2. Esta Comissão aproveita para apelar à população que caso detete situações de alteração de parâmetros de qualidade da água como cheiro, cor e sabor, assim como qualquer outra situação fora do comum, devem contatar os serviços municipais através do telefone 282 630 600 (opção 1 do atendimento automático) ou por correio eletrónico para pcivil@cm-viladobispo.pt.

 

 Vila do Bispo, 14 de dezembro de 2022

 

 Os membros da Comissão Municipal de Proteção Civil presentes na reunião:

Presidente da Câmara Municipal, Rute Silva;

Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Emerson Gomes;

Comandante do Posto Territorial da GNR de Vila do Bispo, Cabo Mor José Pimentel;

Autoridade de Saúde Pública do Município, Delegado de Saúde - Dr. Luís Cadinha;

Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, representado pelo Adjunto de comando David Correia;

Junta de Freguesia de Vila do Bispo e Raposeira, Presidente Marisa Dias;

Junta de Freguesia de Budens, Presidente Ana Custódio;

Junta de Freguesia de Barão de São Miguel, Presidente Alberto Encarnação;

Dirigente máximo da unidade local de saúde – CS Vila do Bispo, Enfermeira Isa Ataíde;

Instituto da Segurança Social, representado pela Dr.ª Ana Pinela.

 

Documentos para download que atestam a qualidade da água para consumo humano

 

 

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos