Vila do Bispo recebeu Menção Mérito pelo projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres”

28 de junho de 2017

No âmbito do concurso Melhores Municípios para Viver (M2V), organizado pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) da Universidade de Lisboa, o Município de Vila do Bispo foi distinguido com uma Menção de Mérito, na área economia/turismo, com o projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem, dia 27 de junho, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sendo o galardão entregue ao presidente da autarquia, Adelino Soares, que, na ocasião, fez a apresentação pública do projeto.

De referir que o Festival é uma atividade integrável no Turismo de Natureza e com excecional potencial na região de Sagres, reconhecida pelo facto de apresentar valores naturais e condições no terreno que podem competir com vantagem face a outros destinos semelhantes, como é o caso de Espanha. Portugal dispõe de inúmeros locais com interesse para a prática da observação de aves. Porém, existem algumas regiões privilegiadas a este nível, por exemplo o Algarve e, concretamente, a região de Sagres. Localizado no Concelho de Vila do Bispo e integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sagres é um local de destaque para a avifauna nacional, pois aqui podem ser observadas praticamente todas as espécies presentes no país, acolhendo ainda espécies únicas. Na verdade, Sagres apresenta-se como palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a grande migração outonal de passeriformes, rapinas diurnas e noturnas, aves marinhas e, de forma mais emblemática, as grandes aves planadoras. De agosto a novembro, esta zona torna-se no ponto de congregação de aves migratórias no nosso país. Neste enquadramento tão especial, Sagres tem vindo a ser progressivamente procurada, sobretudo nas duas últimas décadas, por turistas e investigadores da ornitologia provenientes de todo o mundo.

Este projeto promovido e organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Almargem e a SPEA, já tinha sido distinguido em 2015, com o prémio “Município do Ano Portugal 2015”, 1.º prémio a nível regional e 1.º prémio a nível nacional, atribuídos pela plataforma UM-Cidades da Universidade do Minho. No ano de 2016 Vila do Bispo obteve mais uma distinção nacional, com este projeto, desta feita tratou-se do 1.º prémio a nível nacional, na categoria “Prémio Sustentabilidade 2015-2016”, atribuído pela ExpoEventos.

Este concurso, de âmbito nacional, dá a conhecer projetos que promovem e fomentam a Qualidade de Vida nos Municípios Portugueses, e tem como objetivo premiar a criação e implementação de projetos municipais que procuram aumentar a qualidade de vida da população, do município onde residem, a nível social, ambiental ou económico.