Site Autárquico de Vila do Bispo

Vila do Bispo recebeu Menção Mérito pelo projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres”

Notícias

28 de junho de 2017

No âmbito do concurso Melhores Municípios para Viver (M2V), organizado pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) da Universidade de Lisboa, o Município de Vila do Bispo foi distinguido com uma Menção de Mérito, na área economia/turismo, com o projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem, dia 27 de junho, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sendo o galardão entregue ao presidente da autarquia, Adelino Soares, que, na ocasião, fez a apresentação pública do projeto.

De referir que o Festival é uma atividade integrável no Turismo de Natureza e com excecional potencial na região de Sagres, reconhecida pelo facto de apresentar valores naturais e condições no terreno que podem competir com vantagem face a outros destinos semelhantes, como é o caso de Espanha. Portugal dispõe de inúmeros locais com interesse para a prática da observação de aves. Porém, existem algumas regiões privilegiadas a este nível, por exemplo o Algarve e, concretamente, a região de Sagres. Localizado no Concelho de Vila do Bispo e integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sagres é um local de destaque para a avifauna nacional, pois aqui podem ser observadas praticamente todas as espécies presentes no país, acolhendo ainda espécies únicas. Na verdade, Sagres apresenta-se como palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a grande migração outonal de passeriformes, rapinas diurnas e noturnas, aves marinhas e, de forma mais emblemática, as grandes aves planadoras. De agosto a novembro, esta zona torna-se no ponto de congregação de aves migratórias no nosso país. Neste enquadramento tão especial, Sagres tem vindo a ser progressivamente procurada, sobretudo nas duas últimas décadas, por turistas e investigadores da ornitologia provenientes de todo o mundo.

Este projeto promovido e organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Almargem e a SPEA, já tinha sido distinguido em 2015, com o prémio “Município do Ano Portugal 2015”, 1.º prémio a nível regional e 1.º prémio a nível nacional, atribuídos pela plataforma UM-Cidades da Universidade do Minho. No ano de 2016 Vila do Bispo obteve mais uma distinção nacional, com este projeto, desta feita tratou-se do 1.º prémio a nível nacional, na categoria “Prémio Sustentabilidade 2015-2016”, atribuído pela ExpoEventos.

Este concurso, de âmbito nacional, dá a conhecer projetos que promovem e fomentam a Qualidade de Vida nos Municípios Portugueses, e tem como objetivo premiar a criação e implementação de projetos municipais que procuram aumentar a qualidade de vida da população, do município onde residem, a nível social, ambiental ou económico.

Próximos eventos

Multimédia

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba sugestões, notícias e eventos do nosso município na sua caixa de email.

Contactos